Topo

Na Grade do MMA

UFC 200 dá pistas de como será a reta final da carreira de Anderson Silva

Jorge Corrêa

12/07/2016 12h00


Sim, o ex-campeão dos médios completou cinco lutas, ou três anos, sem reencontrar a coluna das vitórias no últimos sábado. Mas então por que Anderson Silva saiu aplaudido e Daniel Cormier, campeão dos meio-pesados, vaiado no último sábado?

A resposta para essa pergunta diz muito sobre como será a reta final de carreira do Spider no UFC. Aos 41 anos, ele deixou claro quais são seus planos daqui para frente ao aceitar, com dois dias de antecedência e sem treinar há dois meses após uma cirurgia, enfrentar um rival mais forte, mais novo, em grande fase, muito bem preparado e com ritmo de luta.

Daqui para frente, Anderson Silva vai se preocupar muito mais com o show, e em dar show, do que necessariamente em se mostrar competitivo em alto nível.

O que isso significa na pratica? Dificilmente – para não dizer impossível – vamos vê-lo fazendo uma nova corrida pelo cinturão que foi seu por quase sete anos e lhe colocou no patamar dos maiores de todos os tempos desse esporte.

Então ele não tem mais vitórias em seu caminho? Pelo contrário. Anderson deixou claro que sua meta agora é voltar para seu peso, se preparar adequadamente e fazer uma luta condizente com sua situação. Até para preservar o mito, o UFC deve pensar muito bem no próximo rival do Spider, de preferencia alguém fora do top 10 da categoria, mas que lhe proporcione algum desafio, como seria Uriah Hall no UFC 198 em Curitiba, se ele não tivesse ficado doente.

Desafio. Essa será a palavra-chave para Silva daqui para frente. Foi exatamente por isso que ele aceitou enfrentar Cormier. Depois de tanto tempo se cansando para defender o peso do ouro do título, agora ele quer por à prova tudo que aprendeu nas artes marciais. Sem compromissos que tirem a atenção do que mais importa para ele, que é lutar.

Ele não precisa mais de dinheiro, ele não precisa mais de fama, nem de cinturão. Ele precisa apenas queimar a lenha que mostrou ainda ter com dignidade. Minha aposta é que ainda vamos ver muitos shows e daremos muitas manchetes para Anderson Silva nos próximos anos. Só que sem o "detalhe" do título.

wa

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA