Topo

Na Grade do MMA

UFC Nova York ganha corpo, mas agrada mais americanos do que público global

UOL Esporte

19/09/2016 06h00

Reprodução / UFC

Reprodução / UFC

Por Guilherme Dorini

O UFC começou a desenhar nesta última semana um dos cards mais importantes da história da organização. Após 21 anos, uma grande queda de braço e muito dinheiro envolvido, o evento voltará ao estado de Nova York, desta vez no famoso Madison Square Garden, no dia 12 de novembro. No entanto, faltando menos de dois meses para a edição 205, as lutas anunciadas ainda agradam muito mais torcedores norte-americanos do que o público global.

Tyron Woodley vs. Stephen Thompson

Steve Marcus/Getty

Woodley fará sua primeira defesa de cinturão | Crédito: Steve Marcus/Getty

Apesar de valer o cinturão dos meio-médios, a primeira defesa de título de Tyron Woodley, contra Stephen Thompson, não tem força para ser um main event. Deve ser um co-main e olhe lá. Os dois lutadores até que são conhecidos nos Estados Unidos, mas ainda são "novos", não possuem muito apelo quando o assunto é venda de pay-per-view e, fora dos EUA, estão longe de ter a popularidade de outros ídolos do esporte.

Chris Weidman vs. Yoel Romero

LAS VEGAS, NV - DECEMBER 12: Chris Weidman prepares for the start of his middleweight title fight against Luke Rockhold during UFC 194 at MGM Grand Garden Arena on December 12, 2015 in Las Vegas, Nevada. (Photo by Steve Marcus/Getty Images)

Weidman voltará ao octógono em Nova York | Crédito: Steve Marcus/Getty

Weidman vs. Romero é um combate importante dos médios, categoria de Anderson Silva, Vitor Belfort e Ronaldo Jacaré, podendo definir o próximo desafiante ao cinturão da divisão, que pertence a Michael Bisping. Weidman até tem algum apelo fora dos EUA, principalmente no Brasil, depois de varrer os desafiantes ao título enquanto era campeão, mas, apesar de ter passado um bom tempo com a cinta, não se consolidou como um dos grandes nomes (e imagens) do UFC. Romero, nem se fale. Além da polêmica vitória sobre Jacaré, quando foi acusado de ser "trapaceiro", ainda se envolveu em um recente problema de doping que complicou sua situação na organização.

Veteranos em ação

Kevin C. Cox/Getty

Rashad Evans já é um veterano do UFC | Crédito: Kevin C. Cox/Getty

Outras duas lutas já pré-definidas são boas apostas (mais uma vez para o público norte-americano), mas devem passar longe do card principal: Rashad Evans vs. Tim Kennedy e Frankie Edgar vs. Jeremy Stephens. Evans e Edgar são veteranos com muito apelo nos EUA e até podem agregar público, mas devem parar por aí. Evans, 36, vem de duas derrotas nos pesos-meio-pesados, e Edgar, 34, acabou de perder a chance de crescer na categoria ao ser derrotado por José Aldo na disputa do cinturão interino dos penas.

Luta "remendada", e brasileiros sem prestígio

Steve Marcus/Getty

Cerrone teve seu adversário alterado no UFC 205 | Crédito: Steve Marcus/Getty

Outras três lutas ainda valem ser comentadas. A primeira, envolvendo Donald Cerrone e Kelvin Gastelum já não era a principal opção do UFC. A ideia inicial era que o "Cowboy" enfrentasse Robbie Lawler, o que despertaria mais interesse nos torcedores. No entanto, o ex-campeão dos meio-médios alegou não estar recuperado da última derrota e logo foi substituído. A luta tem tudo para ser boa, mas não muda em nada a situação da categoria, que, inclusive, já tem Demian Maia na fila pelo cinturão.

Dois brasileiros também já estão pré-escalados para o UFC 205: Thiago "Pitbull" Alves, que vem de derrota para Carlos Condit, enfrentaria Al Iaquinta, que desistiu do combate nesta segunda-feira por não aceitar os termos de pagamento. Por enquanto, Pitbull está mantido no card, mas sem adversário. Já Marcos "Pezão" subirá no octógono contra Gian Villante. Os dois, no entanto, são pouco conhecidos no Brasil e não devem trazer nenhum público especial ao evento.

Thiago Alves não é muito conhecido no Brasil | Crédito: Steve Marcus/Getty

Thiago Alves não é muito conhecido no Brasil | Crédito: Steve Marcus/Getty

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA