Topo

Na Grade do MMA

O Morumbi para o UFC: como ficaria o estádio e como está a negociação

Jorge Corrêa

04/01/2012 14h20

Desde os últimos meses de 2011, passou a ser especulado que o estádio do Morumbi, na cidade de São Paulo, será a sede da final da edição brasileira do reality show The Ultimate Fighter, do UFC, o que depois foi confirmado pelo site Maquina do Esporte, apesar de o contrato ainda não estar assinado. Conhecendo o local, fiquei imaginando como seria ver um octógono no meio do campo e surgiu a ideia desse primeiro post do blog.

Junto da equipe de arte do UOL, fiz um exercício de imaginação, uma projeção de como ficará o famoso ringue no local. A intenção principal é mostrar como será a visão da torcida nas arquibancadas do local, a distância para o octógono.

Analisando as imagens, constato 'apenas' um grande problema.

O Morumbi é um estádio enorme para os padrões dos ginásios em que são realizados os eventos do UFC. As arquibancadas superiores ficarão bem longe do octógono. Solução? A mesma utilizada na edição 129, no Rogers Centre, no Canadá, quando mais de 55 mil pessoas estavam no local. Foi colocado um moderno sistema de imensos telões de alta definição. A torcida vai sentir a emoção de um UFC ao vivo e ainda poderá ver bem as lutas.

E se no final, a decisão do TUF não acontecer no Morumbi, fica a dica para um evento futuro.

-Visão da cadeira cativa, no anel intermediário do Morumbi. Até dá para ver os lutadores, sua movimentação, mas detalhes de golpes fica complicado de conferir.

Visão do nível térreo, onde ficam cadeiras especiais e camarotes. Um pouco mais mais próxima que a anterior, mas os telões vão ajudar muito.

– – Visão do anel intermediário, de trás dos gols. Os lutadores estão láááá longe, mas poderias ser pior.

– Visão do bar do estádio que fica no nível inferior, atrás de um dos gols. Entre um soco e um chute, tome uma cerveja, pegue seu petisco e veja o replay na TV no bar.

– Visão da arquibancada superior amarela. Aqui, só mesmo pelos telões. A torcida vai ficar 'apenas' com o clima quente que tem um evento ao vivo do UFC.

 

Resumindo: apenas que tiver nas cadeiras, que ficarão no nível do campo, deve ter uma visão realmente boa do octógono sem a ajuda dos telões.

Fica uma pergunta para o amigo leitor: qual você acha que será a diferença em ver um jogo de futebol e uma luta de MMA em um grande estádio? É clicar em 'comentar'!

Agora, vamos à notícia de fato.

A direção do UFC já visitou algumas vezes o Morumbi e gostou muito do que viu. A negociação para o maior evento da história do Ultimate – a estimativa de público é de 60 mil pessoas – está próxima de ser concluída, mas ainda há um (belo) entrave.

Mesmo com a previsão de o show acontecer em um período de seca (junho), quem conhece São Paulo sabe que a chuva é uma realidade o ano inteiro. Por isso, será necessário fazer algum tipo de cobertura provisória. De acordo com o colunista Lauro Jardim, da revista Veja, o São Paulo, clube, não quer arcar com esse custo e por isso o negócio ainda não foi fechado.

"O contrato ainda não foi assinado, mas gostaram muito do que viram. Por enquanto está no ar. Sobre a cobertura, não seria o São Paulo que bancaria, eles que precisariam ver o custo e a viabilidade. Não sei se isso seria um ponto negativo", explicou Roberto Natel, vice-presidente social do São Paulo, ao repórter Renan Prates, setorista do clube no UOL Esporte.

O evento.

O The Ultimate Fighter Brasil será a primeira edição do famoso reality show do UFC fora dos EUA e faz parte do acordo da franquia com a TV Globo. Duas fases de seleção dos lutadores já foram feitas e, no final, vão para a casa do TUF um total de 16 lutadores das categorias pena (até 66kg) e médio (até 84kg).

O programa será exibido do final de março ao começo de junho (aos domingos, após a meia-noite) e terá os brasileiros Vitor Belfort e Wanderlei Silva como treinadores.

Além da definição dos campeões do reality, a final terá a luta entre os dois técnicos – revanche do histórico combate acontecido no primeiro UFC no Brasil em 1998, quando Vitor venceu em 40s – e está previsto o retorno de Anderson Silva para defender o cinturão dos pesos médios pela décima vez consecutiva.

Crédito das imagens: 1, 6 e 7 – Arquivo/Folhapress; 2,3,4 e 5 – Divulgação/Site Oficial do São Paulo Futebol Clube; 8 – Ricardo Cassino/UOL

Para quem quiser seguir o blog no Twitter dele ou no meu pessoal:
http://twitter.com/NaGradedoMMA
http://twitter.com/jorgecorrea_

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA