Topo

Na Grade do MMA

Vitória polêmica de GSP atrapalha fim da festa de 20 anos do UFC

Jorge Corrêa

18/11/2013 06h01


Sabe quando sua festa já está no finalzinho, todo mundo feliz, mas vem um tio bêbado a faz alguma bobagem ou alguém briga e fica aquele baita climão? Foi mais ou menos assim que acabou a comemoração dos 20 anos do UFC, completados na última semana.

Foi montada uma grande festa, tendo grandes nomes do passado como convidados, caso de Royce Gracie, Dan Severn e Mark Coleman, e tudo culminaria com a disputa de cinturão dos meio-médios. Mas no final, será mais lembrada a vitória polêmica de Georges St-Pierre sobre Johny Hendricks do que propriamente as festividades.

Foi quase uma unanimidade o desapontamento com a vitória por pontos, em decisão dividida, do canadense, que conseguiu sua 9ª defesa consecutiva de cinturão. Mas as profundas marcas em seu rosto, comparado com a face ilesa do norte-americano, mostravam que algo tinha dado muito errado para o campeão.

"Se fizermos uma enquete, a imensa maioria das pessoas em todo o mundo vai falar que Hendricks venceu. Esse resultado foi inacreditável", disse Dana White, revoltado, seguido pelo desanimado desafiante. "Eu sou o campeão, eu fiz tudo com ele. Soquei, derrubei, machuquei, fiz tudo para vencer a luta, mas não venci."

Muito machucado e afetado por um problema pessoal não revelado que o fez até anunciar uma parada em sua carreira, o que já foi refutado por Dana White, Georges St-Pierre preferiu não aprofundar a polêmica, mas disse que mereceu a vitória. "Sei que venci três rounds, sabia que o último era decisivo, então deixei tudo que tinha no octógono naquele momento", resumiu.

Polêmica em números

Como em todo resultado apertado, as estatísticas oficiais do UFC ajudam a dar um bom panorama sobre o combate. Os números da lutas mostram que ela ocorreu de maneira muito parelha, com pequenas vantagens para um e para outro. Por exemplo, GSP acertou mais golpes significantes (101 x 85) e no corpo (37 x 22), enquanto Hendricks atingiu mais golpes no total (142 x 125), na cabeça (80 x 60) e nas pernas (40 x 28).

O equilíbrio continua na análise de performance dos dois. Na taxa de desempenho, que vai de 0 a 100, Georges recebeu 48 pontos, contra 47 de Jonhy. No entanto, o americano foi melhor no placar de efetividade: 364 x 315. A soma desses números, no final, apontou a vitória de Hendricks por 48 a 47, com ele tendo vencido três dos cinco rounds.
Reprodução
Agora vamos às papeletas dos juízes, quem realmente deu a vitória para Georges St-Pierre. Como pode ser visto na imagem abaixo, o round que fez a diferença para o canadense foi o primeiro. Todos deram o segundo e o quarto para o americano e o terceiro e o quinto para GSP. No entanto, apenas um viu vitória de Johny nos primeiros cinco minutos de combate.

Fica uma enorme lição para Hendricks, que chegou a dizer que atacou o campeão com apenas 70% da sua capacidade para provar que conseguia lutar cinco round e ficou em pé quando estava no ground and pound, apenas para tentar nocautear St-Pierre e agradar a torcida. Mais do que nunca a frase de Dana White fez sentido: nunca deixe na mão dos juízes.

Reprodução

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA