Topo

Na Grade do MMA

Cigano admite que se tornou "previsível"

Jorge Corrêa

10/12/2013 06h50

A feridas já estão cicatrizadas e o sorriso característico está de volta. Mas as marcas ficaram, tanto no rosto quanto na alma. Junior Cigano está pronto para recomeçar depois de perder a terceira luta para Cain Velasquez, em outubro passado. Pelo menos fisicamente, pois ainda há muito trabalho a se fazer.

O ex-campeão dos pesados do UFC conversou com o blog na última semana na sede de 9ine, empresa de marketing esportivo do ex-atacante Ronaldo e quem gerencia sua carreira desde a última luta. Acompanhado sempre pela namorada Isabella, ele mostrou o bom humor de sempre, manteve as respostas afiadas e o discernimento difícil de se encontrar em atletas profissionais no Brasil.

Ele ainda está curtindo férias. Depois de parar pouco tempo entre suas últimas lutas, seus médicos recomendaram que ele ficasse mais tempo longe dos treinos dessa vez, apenas em meados de janeiro deve ter a liberação para voltar a trabalhar. Mas Cigano já está ansioso para corrigir os erros da derrota para Velasquez em Houston. O problema é que são exatamente os mesmos erros.

Junior admitiu que sabia o que Cain faria na terceira luta, que chegou lá com a lição aprendida do segundo combate entre eles. "Mas não sei o que aconteceu. Sabia de tudo, mas não consegui impor meu jogo. Na verdade, não fiz nada do que tinha pensado, do que tinha planejado. Repeti os mesmos erros. Da outra vez, ainda tive problemas pessoais e o overtraining. Agora eu estava bem e aconteceu tudo que aconteceu. Não sei nem explicar."

Ciente da repetição dos erros, Cigano chegou a uma segunda conclusão, ainda mais importante, em relação a seu jogo. "Eu me tornei um lutador previsível, todo mundo me conhece, sabe o que vou fazer lá. Cain tinha o antídoto para cada movimento que eu faria, sempre me pressionando. Acho que parei de evoluir, preciso voltar a trabalhar, a estudar, buscar novas técnicas."

Agora, o catarinense deve buscar mudanças longe de casa e sair de Salvador para se preparar. Não será a primeira vez que o peso pesado fará treinamento fora da Bahia, mas há muitos anos ele não saia de perto academia Champions, comandada por Luiz Dorea. Cigano não quis dar 100% de certeza, mas deixou bem clara sua vontade de treinar em outros times, nos EUA e no Brasil.

"Tenho várias propostas, conversei com bastante gente, mas ainda não fechei nada. Preciso conversar com meu time e ver o que é melhor para todo mundo. Mas acho boa a ideia de treinar com o [Antonio] Pezão e o [Roan] Jucão na American Top Team [na Flórida] ou em San Diego. Também pode ser na Team Nogueira, no Rio de Janeiro, ou até mesmo aqui em São Paulo", explicou.

Nessa conversa, Cigano ainda falou que quer enfrentar Josh Barnett ou Travis Browne, deu dicas para Fabrício Werdum enfrentar Cain Velasquez, falou como está sua meta de disputar o cinturão novamente e fez seu prognóstico par aa revanche entre Anderson Silva e Chris Weidman. Confiram os melhores momentos nos vídeos acima. Vale a pena!

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA