Topo

Na Grade do MMA

Top 5: As mãos mais pesadas do UFC

Maurício Dehò

29/04/2015 06h00

*Começamos hoje uma série de posts, semanais, pra mostrar alguns dos líderes do UFC em diversos aspectos. Das mãos mais pesadas aos queixos de vidro, dos mais falastrões às grandes promessas. Divirta-se e não esqueça de opinar lá embaixo!

Não tem jeito, o nocaute ainda é o desfecho preferido dos fãs de MMA, ainda que o jogo de chão da maioria dos lutadores tenha evoluído muito. Os grandes nocauteadores rapidamente viram astros e tem espaço de destaque no UFC, pela imprevisibilidade de suas lutas e pelo poder de decidirem seus combates em um instante.

Mas quem tem as mãos mais pesadas do MMA hoje em dia? Os pesos pesados, é claro, sempre tem destaque nesta lista, mas não são só eles que tem punhos de aço. Confira:

5. Johny Hendricks
O norte-americano não anda em sua melhor fase, depois de ter sido campeão dos meio-médios e perder o cinturão. Mas sua mão esquerda segue como uma das mais temidas do UFC, capaz de nocautear com um só golpe. A fama veio com as vitórias sobre Jon Fitch, em 12 segundos, e Martin Kampmann, em 46 segundos. Ele também amassou como poucos conseguiram Georges St-Pierre, mas foi derrotado por pontos.

4. Anthony Johnson
Ainda falta um detalhe para Anthony Johnson subir mais postos nesta lista: bater Jon Jones (se a luta acontecer). O norte-americano promete ser o rival com a mão mais pesada que o campeão dos meio-pesados já enfrentou. Suas vitórias sobre Minotouro e Alexander Gustafsson (oponente mais perigoso da carreira de Jones) mostraram isso, assim como suas boas passagens pelo Titan FC e o World Series of Fighting. Seus contragolpes e socos de encontro são mortais.

3. Dan Henderson
Tem apenas um motivo que mantém o vovô Dan Henderson lutando em alto nível aos 44 anos. Quando sua mão atinge o queixo, o rival cai. Ele pode estar tomando um atraso, como na luta com Shogun, ou enfrentando alguém como Fedor Emelianenko ou Michael Bisping (quem não se lembra daquela nocautaço no UFC 100?). Se pegar, é nocaute. Tudo bem que a série é péssima, com cinco derrotas em seis lutas, mas seu poder de derrubar oponentes o mantém vivo no Ultimate.

2. Vitor Belfort
O "Fenômeno" não ganhou o apelido por acaso. Lembra do atropelo em Wanderlei Silva? Dos nocautes em Tank Abbott e Scott Ferrozzo? Vitor teve altos e baixos na carreira, mas uma coisa que ele não perdeu foi o talento de nocautear. Recentemente, ele trocou mãos com pés para nocautear Bisping, Rockhold e Henderson, mas das suas últimas dez lutas, quatro terminaram com nocautes com socos. E é isso que ele está afiando à espera de Weidman.

1. Mark Hunt
Você deve estar pensando: "peraí, essa lista não vai ter o Roy Nelson?". Até poderia. Mas, como ignorar o cara que conseguiu nocautear o gordinho com um só golpe? Só isso já faria Mark Hunt digno de nota, mas o neozelandês tem um histórico maior com seus punhos de aço. Oriundo do kickboxing, ele tem 10 vitórias na carreira, sendo 7 por nocaute (um baita aproveitamento). Além de derrubar Nelson, ele bateu Cheick Kongo, teve bons momentos no Pride e QUEBROU A MANDÍBULA de Stefan Struve.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA