Topo

Na Grade do MMA

Com Jon Jones, melhor evento do ano pode recolocar Brasil nos holofotes do UFC

UOL Esporte

29/07/2017 04h00

Daniel Cormier e Jon Jones disputam o cinturão dos meio-pesados do UFC

Os fãs de MMA já têm um evento para chamar de "o melhor do ano" – pelo menos no papel. É verdade que grande culpa disso é o fato de finalmente podermos assistir a revanche entre Daniel Cormier e Jon Jones, válida pelo cinturão dos meio-pesados (até 93 kg), mas, além desta grande luta, pelo menos outros três combates deixaram os torcedores ansiosos nas últimas semanas. Destes três, dois envolvem brasileiros em disputa de título, o que pode fazer com que o Brasil volte aos holofotes da organização comandada por Dana White.

Depois da derrota de José Aldo no Rio de Janeiro, o Brasil ficou com apenas um cinturão no UFC – Amanda Nunes, no peso-galo feminino (até 61,2 kg), virou campeã após atropelar Miesha Tate na história edição 200 da organização e fez sua primeira defesa contra ninguém menos que Ronda Rousey, nocauteando a lenda do esporte com apenas 48 segundos do primeiro round. A situação do país, no entanto, pode mudar e os responsáveis por isso são Cris Cyrbog e Demian Maia.

Na segunda luta mais importante da noite – uma antes de Bones e DC -, Tyron Woodley tentará manter seu cinturão pela terceira vez seguida, desta vez contra Demian Maia, que pode oferecer um perigo diferente ao atual campeão. Aos 39 anos, o lutador paulista ganha sua oportunidade pelo título após sete vitórias seguidas nos meio-médios (até 77 kg) e colocará em jogo toda a tradição do jiu-jitsu contra um ótimo wrestler, dono de uma das mãos mais pesadas da organização. Apesar do amplo favoritismo do norte-americano, o brasileiro já provou que não pode ser subestimado, basta olhar suas lutas contra Matt Brown, Jorge Masvidal e, principalmente, Carlos Condit.

Tyron Woodley e Demian Maia disputam o cinturão dos meio-médios do UFC | Josh Hedges/Zuffa LLC

Já pela terceira luta do card principal, Cris Cyborg finalmente terá a oportunidade de lutar pelo cinturão de sua categoria no UFC. Recém-criado, principalmente para abrigar a brasileira na organização, o peso-pena feminino (até 65,8 kg) teve Germaine de Randamie como primeira campeã, mas que teve o título retirado após negar (de todos os jeitos) uma luta com a lutadora curitibana.

Cris Cyborg e Tonya Evinger disputam o cinturão dos penas do UFC | Josh Hedges/Zuffa LLC

No entanto, ao contrário da luta de Demian Maia, Cyborg é muito favorita no combate. Invicta desde 2005, a brasileira é uma nocauteadora nata, foi assim que terminou suas últimas sete lutas, e não deve dar chances a Tonya Evinger. A atual campeã do Invicta FC não sabe o é perder desde 2011 e foi corajosa ao aceitar o combate faltando pouco menos de um mês – já que Megan Anderson era a adversária da paranaense, mas foi retirada da luta por problemas de documentação.

ALÉM DOS CINTURÕES

Além das duas disputas de cinturão, outra luta no cad principal desperta curiosidade dos fãs de MMA. Depois de algumas remarcações, Robbie Lawler e Donald Cerrone finalmente medirão forças no octógono pelos meio-médios. Famosos pela trocação, os compatriotas norte-americanos prometem um combate eletrizante – a expectativa, mesmo antes de o duelo acontecer, é que essa seja eleita a luta da noite pela organização.

Robbie Lawler e Donald Cerrone lutam pelos meio-médios do UFC | Josh Hedges/Zuffa LLC

Outros dois brasileiros vão entrar em ação no card prelimiar. Renan Barão, ex-campeão dos galos (até 61,2 kg), terá a oportunidade de desafiar a promessa Aljamain Sterling em um peso casado de 140 libras (até 63,5 kg), já que o lutador potiguar enfrentou vários problemas para superar a balança em suas últimas lutas.

Uma luta antes, Renato Moicano e Brian Ortega colocarão à prova suas respectivas invencibilidades. O brasileiro, profissional desde 2010, possui 11 vitórias e um empate, enquanto o norte-americano também tem 11 triunfos, mas um No Contest (luta sem resultado).

UFC 214

Acompanhe todos os detalhes em tempo real no Placar UOL Esporte, a partir das 19h30 (de Brasília)

CARD PRINCIPAL
Daniel Cormier x Jon Jones (meio-pesado)
Tyron Woodley x Demian Maia (meio-médio)
Cris Cyborg x Tonya Evinger (peso-pena)
Robbie Lawler x Donald Cerrone (meio-médio)
Jimi Manuwa x Volkan Oezdemir (meio-pesado)

CARD PRELIMINAR
Ricardo Lamas x Jason Knight (peso-pena)
Aljamain Sterling x Renan Barão (peso-casado)
Renato Moicano x Brian Ortega (peso-pena)
Andre Fili x Calvin Kattar (peso-pena)
Kailin Curran x Alexandra Albu (peso-palha)
Eric Shelton x Jarred Brooks (peso-mosca)
Josh Burkman x Drew Dober (peso-leve)

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA