Blog Na Grade do MMA http://nagradedomma.blogosfera.uol.com.br Sabia o que acontece dentro e fora do octógono Sat, 27 Jul 2019 07:00:07 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=4.7.2 Cyborg luta por legado, manutenção no UFC e revanche com Amanda http://nagradedomma.blogosfera.uol.com.br/2019/07/27/cyborg-luta-por-legado-manutencao-no-ufc-e-revanche-com-amanda/ http://nagradedomma.blogosfera.uol.com.br/2019/07/27/cyborg-luta-por-legado-manutencao-no-ufc-e-revanche-com-amanda/#respond Sat, 27 Jul 2019 07:00:07 +0000 http://nagradedomma.blogosfera.uol.com.br/?p=21639

Cris Cyborg vai enfrentar Felicia Spencer no UFC 240 (Crédito: Jeff Bottura/Zuffa LLC/Colaborador)

Por Rodrigo Garcia

O UFC 240, que acontece hoje (27), em Edmonton, no Canadá, marca o retorno de Cris Cyborg após oito meses afastada do octógono. E pode ser também a última vez que a atleta faz uma luta pela principal organização de MMA do mundo.

O duelo contra a canadense Felicia Spencer é o último do contrato da brasileira com o UFC. E, ao que tudo indica, uma possível renovação está diretamente ligada ao resultado da luta de Cyborg contra a adversária, que está invicta em sete lutas na carreira.

Nunca foi segredo que a relação entre a lutadora brasileira e Dana White, chefão da organização, não é das melhores. Cyborg sempre se queixou da forma que é tratada por Dana, que também nunca fez muita questão de esconder sua preferência por outras lutadoras.

Leia mais

A possível renovação de contrato de Cyborg é um exemplo claro de que atleta e patrão “não falam a mesma língua”. Após passar um longo tempo dizendo que a brasileira não aceitou enfrentar Amanda Nunes em uma revanche, Dana sinalizou com a possibilidade de oferecer um contrato de uma luta para que Cyborg enfrente a campeã dos pesos galo e pena, com renovação automática caso a atleta conquiste o cinturão.

No entanto, Cyborg demonstrou não confiar nas palavras de seu chefe. A atleta afirmou que Dana “está sempre mentindo” e preferiu focar no duelo deste sábado a ficar fazendo projeções sobre uma possível revanche.

“Se o Dana White fizesse algo legal para mim, eu ficaria surpresa. Ele vem agindo dessa forma a minha carreira inteira. Eu apenas rio dele. É um negócio. Eu só tenho que ser profissional. Só quero manter o meu foco na luta e conseguir a vitória”, declarou a atleta em entrevista antes do evento deste sábado.

Apesar de todos esses desencontros, acredito que a possibilidade de uma revanche entre Cris Cyborg e Amanda Nunes é alta. Dana White nunca escondeu seu interesse por duelos financeiramente atrativos, e uma revanche entre as duas mulheres que são apontadas como as maiores da história possui um potencial econômico que não pode ser ignorado.

Só que, para isso, Cyborg precisa garantir que estará com seu braço levantado ao final da luta contra Felicia Spencer. Afinal, uma derrota contra uma atleta inexpressiva como a canadense poderia representar uma mancha em seu legado.

Max Holloway coloca cinturão em jogo contra Frankie Edgar

Max Holloway vai enfrentar Frankie Edgar no UFC 240 (Crédito: Jeff Bottari/Zuffa LLC/Colaborador)

No evento principal da noite, Max Holloway volta a colocar seu título do peso pena em jogo após uma frustrada aventura em busca do cinturão do peso leve, que acabou ficando com Dustin Poirier.

O atleta terá pela frente o veterano Frankie Edgar, que já foi campeão dos leves, mas ainda não conseguiu ocupar o mesmo posto na divisão inferior. O norte-americano enfrentou José Aldo pelo título, mas acabou derrotado por decisão unânime.

A promessa é por um duelo movimentado, já que ambos possuem um bom jogo de trocação. No entanto, acredito que Holloway manterá seu cinturão, desde que mantenha suas características que o levaram ao topo.

]]>
0
Moraes pode confirmar sucesso da nova geração brasileira com título do UFC http://nagradedomma.blogosfera.uol.com.br/2019/06/08/moraes-pode-confirmar-sucesso-da-nova-geracao-brasileira-com-titulo-do-ufc/ http://nagradedomma.blogosfera.uol.com.br/2019/06/08/moraes-pode-confirmar-sucesso-da-nova-geracao-brasileira-com-titulo-do-ufc/#respond Sat, 08 Jun 2019 07:00:08 +0000 http://nagradedomma.blogosfera.uol.com.br/?p=21625

Marlon Moraes vai disputar título do UFC contra Henry Cejudo (Crédito: Jeff Bottari/Zuffa LLC/Getty Images)

Por Rodrigo Garcia

Marlon “Magic” Moraes terá a oportunidade de confirmar a boa fase que a nova geração de lutadores brasileiros vive ao encarar Henry Cejudo no UFC 238, que acontece neste sábado (08), em Chicago, nos Estados Unidos. A luta, que será a principal da noite, definirá o próximo campeão do peso galo, posto que está vago desde que TJ Dillashaw abriu mão após ser flagrado em exame antidoping.

Se Jéssica Bate-Estaca foi a primeira atleta da “nova geração” a conquistar o título da principal organização de MMA, Moraes terá a chance de consolidar o processo de renovação que o Brasil vive no esporte. Mas ele não terá facilidade no processo.

Pela frente, Moraes terá um rival que vem se destacando nos últimos anos. Único atleta a conquistar uma medalha olímpica e ser campeão do UFC, Cejudo acabou com o reinado de Demetrious Johnson no peso mosca e “salvou” a divisão ao derrotar TJ Dillashaw quando o norte-americano se arriscou na divisão inferior. E a julgar pelas tensas encaradas entre os dois, a promessa é de uma luta bastante movimentada.

Outros destaques do evento

Valentina Shevchenko defende título do UFC contra Jessica Eye (Crédito: Jeff Bottani/Zuffa/Getty Images)

No co-evento principal da noite, Valentina Shevchenko fará sua primeira defesa de título do peso mosca (até 57 quilos) contra Jessica Eye. A campeã não luta desde dezembro de 2018, quando superou por decisão unânime a ex-campeã do peso palha, Joanna Jedrzejczyk.

Pela frente, Valentina terá uma adversária que vive o melhor momento na carreira desde que foi contratada pelo UFC. Após sofrer quatro derrotas entre 2015 e 2016 atuando como peso palha, Jéssica passou quase dois anos afastada do octógono. No entanto, o período parece ter feito bem para a atleta, que emplacou uma sequência de três vitórias ao retornar para o esporte já lutando entre atletas até 57 quilos.

Outra luta que merece bastante destaque é o confronto entre Tony Ferguson e Donald Cerrone. Ferguson tentará garantir a oportunidade de fazer a esperada luta contra Khabib Nurmagomedov que nunca saiu do papel de olho no título dos leves. O atleta, que não perde desde 2012, engatou uma sequência de 11 vitórias no período e chegou a conquistar o título interino da divisão.

Tony Ferguson e Donald Cerrone devem fazer duelo agitado no UFC 238 (Crédito: Jeff Bottani/Zuffa/Getty Images)

Contudo, pela frente estará um dos homens mais perigosos para se enfrentar no octógono. Vindo de três vitórias, a última delas sobre Al Iaquinta, Cerrone luta para se firmar no topo da divisão e, assim, conseguir uma possível disputa de cinturão.

Não seria estranho ver o vencedor deste duelo ser escalado para enfrentar Conor McGregor, que já foi alvo de provocações de ambos. O irlandês gostaria de fazer revanche contra Khabib, que não está disposto a atender o pedido do falastrão. Com isso, não espantaria o UFC agendar para o “Notorious”, já que Khabib colocará seu título em jogo em setembro contra Dustin Poirier.

Por fim, outros dois confrontos merecem menções honrosas por movimentarem suas respectivas divisões: Tatiana Suarez x Nina Ansaroff, que pode definir a próxima desafiante ao título do peso palha feminino, e Aljamain Sterling x Pedro Munhoz, que pode colocar o vencedor na rota do novo dono do título do peso galo.

Confira o card completo:

UFC 238

United Center – Chicago (EUA)

Card principal
Henry Cejudo X Marlon Moraes
Valentina Shevchenko X Jessica Eye (peso mosca)
Tony Ferguson X Donald Cerrone
Jimmie Rivera X Petr Yan
Tai Tuivasa X Blagoy Ivanov

Card preliminar
Tatiana Suarez X Nina Ansaroff
Aljamain Sterling X Pedro Munhoz
Karolina Kowalkiewicz X Alexa Grasso
Ricardo Lamas X Calvin Kattar
Yan Xiaonan X Angela Hill
Bevon Lewis X Darren Stewart
Katlyn Chookagian X Joanne Calderwood

]]>
0
Brasil pode ganhar mais dois títulos do UFC até o fim do primeiro semestre http://nagradedomma.blogosfera.uol.com.br/2019/05/19/brasil-pode-ganhar-mais-dois-titulos-do-ufc-ate-o-fim-do-primeiro-semestre/ http://nagradedomma.blogosfera.uol.com.br/2019/05/19/brasil-pode-ganhar-mais-dois-titulos-do-ufc-ate-o-fim-do-primeiro-semestre/#respond Sun, 19 May 2019 07:00:22 +0000 http://nagradedomma.blogosfera.uol.com.br/?p=21610

Thiago Marreta e Marlon Moraes podem ser os próximos brasileiros campeões do UFC

Por Rodrigo Garcia

A vitória de Jéssica Bate-Estaca no UFC Rio garantiu mais um cinturão do UFC para um atleta brasileiro. No entanto, o saldo pode ser ainda melhor ao final do primeiro semestre deste ano, já que dois lutadores terão a chance conquistarem os títulos de suas respectivas divisões.

A primeira oportunidade será de Marlon Moraes, que luta pelo título dos galos do UFC contra Henry Cejudo. Depois, será a vez de Thiago Marreta buscar a glória contra o rei dos meio-pesados, Jon Jones. De quebra, ainda teremos Amanda Nunes defendendo seu posto de campeão contra Holly Holm.

Veja abaixo quais são os destaques dos eventos que acontecerão até o fim do primeiro semestre.

UFC 238 – 8 de junho, em Chicago

Um dos cards mais promissores do ano, com duas disputas de cinturão e vários duelos que podem render title-shots. Marlon Moraes enfrenta Henry Cejudo, norte-americano que é o atual campeão dos moscas da organização e fará sua segunda luta consecutiva na divisão até 61 quilos, que está com o título vago desde que TJ Dillashaw abdicou do posto após ser flagrado em exame antidoping.

No mesmo card, Valentina Shevchenko defende o título do peso mosca feminino contra Jessica Eye e Tony Ferguson volta ao octógono contra Donald Cerrone, em luta que pode colocar o vencedor na rota do cinturão dos leves.

Tatiana Suárez e Nina Ansaroff vivem a mesma situação e quem terminar com o braço levantado pode ser a próxima rival de Jéssica Bate-Estaca. O último destaque é o confronto entre Aljamain Sterling e Pedro Munhoz, que pode definir o próximo rival do campeão dos galos, que será definido mais tarde no mesmo evento.

UFC 239 – 6 de julho, em Las Vegas

Arte promove o UFC 239, que terá Amanda Nunes e Thiago Marreta em lutas de cinturão

Para finalizar, a primeira semana de julho já traz mais um card com duas disputas de título envolvendo brasileiros. Após uma sequência de boas vitórias desde que mudou de divisão, Thiago Marreta vai desafiar o reinado de Jon Jones no meio-pesado. Já Amanda Nunes colocará seu cinturão do peso galo em disputa contra a ex-campeã da divisão, Holly Holm.

Outros confrontos merecem destaque: Junior dos Santos encara Francis Ngannou para se aproximar do título dos pesados, Jorge Masvidal medirá forças contra Bem Askren, ex-campeão do Bellator e do One FC, em luta que pode coloca-los na rota de um title-shot entre os meio-médios, e Luke Rockhold, ex-campeão dos médios, faz sua estreia no meio-pesado contra Jan Blachowicz.

]]>
0
Brasileiro vira Thor em nocaute sobre “novo Anderson Silva”; assista http://nagradedomma.blogosfera.uol.com.br/2019/05/16/brasileiro-vira-thor-em-nocaute-sobre-novo-anderson-silva-assista/ http://nagradedomma.blogosfera.uol.com.br/2019/05/16/brasileiro-vira-thor-em-nocaute-sobre-novo-anderson-silva-assista/#respond Thu, 16 May 2019 21:06:33 +0000 http://nagradedomma.blogosfera.uol.com.br/?p=21606

Douglas Lima “ganha”martelo do Thor em montagem feita por internauta (Crédito: Reprodução/Instagram:rayrod747)

O filme “Vingadores: Ultimato” estreou há quase um mês, mas muitos fãs ainda estão empolgados com a história e os personagens do filme. E o artista “Ray Rod” aproveitou o belo nocaute aplicado pelo brasileiro Douglas Lima sobre Michael Page, apontado como “novo Anderson Silva”, no Bellator, para fazer uma montagem unindo lutador e o Mjolnir, martelo utilizado pelo personagem Thor no filme da Marvel.

Na luta, Douglas Lima derrubou seu rival com um potente chute na coxa. Então, conectou um cruzado de direita para deixa-lo zonzo e apenas finalizar a luta no ground and pound. Foi neste momento que entrou em ação o martelo lendário do Deus do Trovão.

Apesar de tirar onda com o derrotado, Ray Rod faz questão de ressaltar que é fã do norte-americano e que está ansioso por uma revanche.

Com a vitória, Lima, que é ex-campeão meio-médio do Bellator, se classificou para a final do GP de sua categoria e poderá reconquistar o título que já foi seu.

]]>
0
UFC Rio vira velório de geração de ouro do MMA brasileiro. Mas há esperança http://nagradedomma.blogosfera.uol.com.br/2019/05/13/ufc-rio-vira-velorio-de-geracao-de-ouro-do-mma-brasileiro-mas-ha-esperanca/ http://nagradedomma.blogosfera.uol.com.br/2019/05/13/ufc-rio-vira-velorio-de-geracao-de-ouro-do-mma-brasileiro-mas-ha-esperanca/#respond Mon, 13 May 2019 07:00:44 +0000 http://nagradedomma.blogosfera.uol.com.br/?p=21599

Anderson Silva, caído após derrota no RJ (Crédito: Leandro Bernardes)

Desde os tempos do vale-tudo, o Rio de Janeiro sempre foi a casa do Brasil em termos de paixão pelas lutas. Até por isso, foi por lá que o MMA brasileiro teve alguns dos momentos mais memoráveis de sua história dentro do UFC. Mas o que vimos no último sábado, na décima passagem o Ultimate pela cidade, foi um triste epílogo da maior geração do Brasil nas artes marciais mistas.

Esqueça o público em chamas do início dessa década, levando a arena abaixo com atuações épicas de Anderson Silva, José Aldo ou Minotouro. O que vimos foi uma geração envelhecida, que não está sabendo a hora de parar ou ainda não assumiu que falta a motivação necessária para continuar lutando.

É importante deixar claro: o que fizeram no último sábado em nada apaga o legado que deixarão para o esporte nacional. Anderson Silva continuará sendo o maior de todos os tempos, José Aldo seguirá como um dos maiores nomes do MMA brasileiro, assim como Rogério Minotouro. Mas eles precisarão pensar com muito carinho seu próximo passo depois do que aconteceu no Rio de Janeiro.

Leia também:

Ficou claro que o corpo do Spider já não aguenta mais o que precisa para ele seguir lutando com dignidade. José Aldo, por sua vez, entrou sem gana. Parecia estar cumprindo aviso prévio para o final de seu contrato com o Ultimate. Minotouro, nocauteado de forma avassaladora, foi um arremedo do que já apresentou nos ringues pelo mundo. Thiago Pitbull, com 13 anos de UFC, foi outro que escancarou que, com uma atuação sofrível, a nova geração está pedindo passagem.

Reitero: sem Anderson Silva e José Aldo, nada disso teria acontecido. Não teríamos um ginásio lotado no décimo evento do UFC no Rio de Janeiro em oito anos. Se chegamos até aqui, muito – mas muito mesmo – é por conta do espetáculo que eles nos proporcionaram nos últimos anos.

Mas nem tudo é lamento para o MMA brasileiro o final desse evento. Sim, a nova geração do país se mostrou presente, principalmente com Jessica Bate-Estaca, que nocauteou a americana Rose Namajunas e conquistou o cinturão peso palha do UFC. O Brasil agora tem três dos quatro títulos femininos.

Além disso, tivemos boas atuações de Viviane Araújo, Luana Carolina, Thiago Moises e Raoni Barcellos, assim como a vitória do jovem, mas um pouco mais rodado Warlley Alves, que nocauteou o veterano sorridente Serginho Moraes. Ou seja, há esperança. Não é terra arrasada o MMA brasileiro. E não só por esses nomes que citei nesse parágrafo. Mas chegou o momento de a geração de ouro passar o bastão de vez.

]]>
0
UFC flertou com a tragédia em nocaute que deu título a Jessica http://nagradedomma.blogosfera.uol.com.br/2019/05/12/ufc-flertou-com-a-tragedia-em-nocaute-que-deu-titulo-a-jessica/ http://nagradedomma.blogosfera.uol.com.br/2019/05/12/ufc-flertou-com-a-tragedia-em-nocaute-que-deu-titulo-a-jessica/#respond Sun, 12 May 2019 16:56:24 +0000 http://nagradedomma.blogosfera.uol.com.br/?p=21589

Jessica aplica o golpe em Rose (Photo by Buda Mendes/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images)

Os detratores do MMA enchem a boca para falar sobre a contundência dos golpes que podem gerar consequências irreversíveis aos atletas. E ano após ano, o esporte vem adequando suas regras, visando à integridade dos lutadores.

Mas no último sábado, na luta principal do UFC 237, no Rio de Janeiro, o esporte flertou com uma tragédia. Jessica Bate-Estaca aplicou o golpe que lhe dá o apelido na americana Rose Namajumas e conseguiu o nocaute que lhe deu o cinturão peso palha do Ultimate.

O que é um bate-estaca? A brasileira agarrou a rival pela perna, a levantou sobre a cabeça e a arremessou com a nuca no chão, provocando uma torção assustadora em Rose, que ficou desacordada na hora, assustando a todos. Até mesmo Jessica, como podemos ver na fala abaixo:

“A gente treina para chegar ali, fazer uma boa luta e todo mundo sair bem. No momento não tinha visto o que tinha acontecido. Eu vi que ela tinha caído e desmaiado, mas não tinha entendido a proporção do que tinha feito. Porém, logo em seguida quando percebi, fiquei preocupada, mas depois ela acordou, vi que não matei ela e ela estava viva (risos). Mas no começo fiquei bem preocupada”

Com quase 10 anos acompanhando MMA, admito que esse foi um dos golpes mais assustadores e brutais que já vi. Temi pelo pior ao ver a forma como Namajunas caiu e ficou desmaiada. Em frações de segundo passou pela minha cabeça desde uma tetraplegia até a morte da americana. Mas poucos minutos depois ela estava em pé, para alívio de todos.

O golpe de Jessica não é ilegal, mas deveria ser coibido. Se não se pode dar socos na nuca do adversário, não faz sentido ser liberado que alguém seja arremessado dessa forma. Talvez o nocaute da brasileira possa ser usado como ponto de partida para mais essa adequação da regra para que algo irreversível não aconteça dentro do octógono no futuro.

]]>
0
Supereventos podem devolver o Brasil à era de ouro no UFC http://nagradedomma.blogosfera.uol.com.br/2019/03/29/supereventos-podem-devolver-o-brasil-a-era-de-ouro-no-ufc/ http://nagradedomma.blogosfera.uol.com.br/2019/03/29/supereventos-podem-devolver-o-brasil-a-era-de-ouro-no-ufc/#respond Fri, 29 Mar 2019 07:00:08 +0000 http://nagradedomma.blogosfera.uol.com.br/?p=21577

Amanda Nunes é a única lutadora do Brasil dona de cinturão no UFC atualmente. Foto: Buda Mendes/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images)

O ano era 2013. O MMA era assunto em qualquer roda de bar e o Brasil ocupava o posto de superpotência do esporte com quatro cinturões do UFC, o principal evento da modalidade. Passados seis anos, o país tem uma nova chance de figurar entre os maiores do Ultimate com uma safra de lutadores.

No auge, o Brasil tinha Junior Cigano campeão dos pesados, Anderson Silva campeão dos médios, José Aldo campeão dos penas e Renan Barão campeão interino dos galos (ele seria promovido a campeão linear no ano seguinte).

No momento, o país conta com dois cinturões, mas apenas uma campeã. Amanda Nunes é dominante entre as mulheres e detém os títulos dos penas e dos galos do Ultimate. Essa lista pode aumentar já em 11 de maio, quando Jéssica Bate-Estaca tentará tirar o cinturão dos palhas de Rose Namajunas.

Se no feminino o Brasil ainda consegue ser relevante, no masculino a dificuldade é maior. O país não tem um campeão desde junho de 2017, quando José Aldo perdeu o cinturão dos penas para Max Holloway.

Agora, Marlon Moraes e Thiago Marreta aparecem como as esperanças nos eventos que se aproximam. O primeiro deve enfrentar Henry Cejudo, campeão dos moscas, no UFC 238, marcado para o dia 28 de junho. Já o segundo tem o desafio mais complicado: encarar o dominante Jon Jones, pelo cinturão dos meio-pesados, em 6 de julho.

Soma-se a isso um novo desafio de Amanda Nunes. No mesmo dia do duelo entre Jones e Marreta, a baiana colocará o cinturão dos galos em disputa contra Holly Holm, a primeira mulher a vencer Ronda Rousey no MMA.

Brasil, por muito tempo, dominou a lista de campeões do UFC. Na foto, Anderson Silva, José Aldo e Maurício Shogun acumulavam três cinturões para o país em 2011. Foto: Fernando Soutello/AGIF/Folhapress)

Se tudo caminhar bem e os quatro brasileiros conquistarem o cinturão, o país completará uma dolorosa reformulação no MMA. Vale lembrar que Anderson Silva não é campeão há seis anos, assim como Junior Cigano já foi derrotado duas vezes em disputa de título após perder seu cinturão para Cain Velásquez, no distante ano de 2012.

Brunno Carvalho
Do UOL, em São Paulo

]]>
0
Meme de Spider x Spider viraliza após Anderson Silva enfrentar “clone” http://nagradedomma.blogosfera.uol.com.br/2019/02/10/meme-de-spider-x-spider-viraliza-apos-anderson-silva-enfrentar-clone/ http://nagradedomma.blogosfera.uol.com.br/2019/02/10/meme-de-spider-x-spider-viraliza-apos-anderson-silva-enfrentar-clone/#respond Sun, 10 Feb 2019 13:07:17 +0000 http://nagradedomma.blogosfera.uol.com.br/?p=21564

What is currently happening. #ufc234 pic.twitter.com/H4QOwmqS1s

— The Mane Event™ (@EliasTheodorou) 10 de fevereiro de 2019

A luta entre Anderson Silva e Israel Adesanya no UFC 234, vencida pelo nigeriano na madrugada deste domingo (10), marcou o encontro de gerações: de um lado, o brasileiro de 43 anos, uma das lendas do MMA, que voltava ao octógono após dois anos; de outro, um lutador de 29 que bateu o ídolo e “clone” em Melbourne, na Austrália.

LEIA MAIS:
Anderson Silva é reverenciado apesar de derrota e mantém prestígio em alta
Anderson Silva volta após 2 anos, perde e se afasta de cinturão do UFC
Anderson Silva exalta alegria de viver e agradece apoio após derrota no UFC

Como mostrou a reportagem do UOL Esporte na última semana, Adesanya é famoso por se assemelhar ao brasileiro – e é, inclusive, apontado por muitos como sucessor de Silva no esporte. Este fato, claro, tomou a internet e acabou virando meme (veja acima).

“O que está acontecendo hoje no UFC 234”, diz a publicação em que dois homens aranha se enfrentam. O meme surgiu pelo fato de o brasileiro ser conhecido mundialmente pelo apelido de Spider (aranha, em inglês).

]]> 0 Com dois cinturões, o que falta para Amanda ter a mesma atenção de Ronda? http://nagradedomma.blogosfera.uol.com.br/2019/01/01/com-dois-cinturoes-o-que-falta-para-amanda-ter-a-mesma-atencao-de-ronda/ http://nagradedomma.blogosfera.uol.com.br/2019/01/01/com-dois-cinturoes-o-que-falta-para-amanda-ter-a-mesma-atencao-de-ronda/#respond Tue, 01 Jan 2019 06:01:35 +0000 http://nagradedomma.blogosfera.uol.com.br/?p=21558

Não há mais como tirar o lugar de Amanda Nunes do panteão dos maiores da história do MMA. Com o nocaute sobre a até então invencível Cris Cyborg, no UFC 232 no último sábado, ela se tornou a primeira mulher a deter ao mesmo tempo dois cinturões do maior evento do mundo – apenas Conor McGregor e Daniel Comier tinham conseguido essa mesma façanha.

Mas então, por que da brasileira tão menos do que se falava de Ronda Rousey, quando a norte-americana reinava como campeã peso galo do Ultimate?

São várias as explicações, que passam tanto pela organização do UFC, quanto pela falta de autopromoção da própria lutadora, sem contar com o preconceito estrutural. Vou tentar dissecar abaixo essas situações.

O primeiro motivo é muito simples: Ronda Rousey é americana, loira, bonita e desde sempre se vendeu como um grande personagem, mesmo quando ainda era lutadora de judô apenas. Ela construiu toda sua carreira no bussiness do mundo das lutas e caiu como uma luva quando resolveu migrar para o MMA. Era o rosto perfeito para a introdução das mulheres no UFC.

Já Amanda é brasileira, baiana, lésbica, imigrante, até fala bem inglês, mas não é fluente. Ou seja, é uma personagem muito mais difícil de vender para o grande público do MMA, principalmente o norte-americano. E para ser um sucesso completo, qualquer lutador precisa se fazer na casa do Ultimate.

Brasileiros em geral tem mais dificuldade para se venderem como grandes personagens. Os americanos (e Conor McGregor, claro) parecem ter isso no sangue, na educação deles. Os grandes astros dos EUA têm sempre um pé no WWE (não por coincidência, para onde Ronda migrou após deixar o MMA), criam histórias, fabricam narrativas, constroem grandes adversários.

Os lutadores do Brasil de sucesso no UFC normalmente baseiam sua subida ao estrelato basicamente por seu desempenho dentro do octógono. Dou como exemplo José Aldo, que foi o mais dominante campeão dos penas e nunca falou em inglês no UFC. Isso prejudicou muito a construção de sua imagem como grande nome do evento. Amanda tem muito dessa linha. Ela é focada exclusivamente no seu desempenho e nas suas lutas.

Mesmo Anderson Silva demorou muito a encarnar um personagem de herói brasileiro, apesar de por muitos anos ter sido invencível no Ultimate. Mas ele é o exemplo perfeito de que é possível conciliar um grande desempenho no octógono com uma promoção de luta interessante para os fãs.

O UFC também tem de fazer a sua parte. Amanda Nunes precisa ser vendida pelo evento com um tamanho proporcional as suas conquistas. Chegou o momento de ela estar nas lutas principais de grandes cards, ter adversárias competentes e que vendam bem seus combates, colocar a brasileira em grandes programas de televisão no Brasil e nos Estados Unidos, contar a história de superação da baiana para o grande público. Ou seja, fazer com ela o pacote Ronda Rousey.

Por sua vez, Amanda Nunes também tem de fazer sua lição de casa. Ela precisa se mostrar mais aberta a trabalhar sua própria imagem com a mídia. É sabido que ela não é a pessoa mais fácil de se promover porque ela própria se recusa a fazer muito trabalho de base nesse sentido. Chegou o momento de ela perceber que ela é o maior nome do MMA brasileiro da atualidade e isso lhe traz uma enorme responsabilidade com o legado do esporte no país.

]]>
0
UFC desrespeita fãs e atletas com mudança de local de card http://nagradedomma.blogosfera.uol.com.br/2018/12/24/ufc-desrespeita-fas-e-atletas-com-mudanca-de-local-de-card/ http://nagradedomma.blogosfera.uol.com.br/2018/12/24/ufc-desrespeita-fas-e-atletas-com-mudanca-de-local-de-card/#respond Mon, 24 Dec 2018 17:34:51 +0000 http://nagradedomma.blogosfera.uol.com.br/?p=21552

Imagine você planejar por meses toda uma viagem de fim de ano para Las Vegas. Além do turismo na cidade, poderia ver um dos melhores eventos do UFC do ano. Muita gente fez esse plano, milhares de pessoas. Agora, a poucos dias de embarcar, você descobre que o card que tem Jon Jones x Alexander Gustafsson, além de Cris Cyborg x Amanda Nunes, foi mudado de mala e cuia para Los Angeles.

Foi isso que Dana White e seus pares aprontaram com fãs e lutadores depois que a comissão atlética de Nevada decidiu não dar a licença para Jon Jones lutar no estado, já que ainda encontraram traços do anabólico que ele foi flagrado em um antidoping anos atrás.

Para a comissão da Califórnia e para Usada, está tudo certo. Então, por que não transferir todo o card para lá?

O UFC tem um longo histórico de passar por cima do bom senso e favorecer alguns atletas; Jon Jones é um caso claro disso. Cards inteiros já foram cancelados de véspera, lutas bisonhas fecharam eventos e desconhecidos ou estreantes disputaram cinturão. Mas dessa vez o evento se superou.

Atletas e suas famílias já começaram a reclamar da mudança, que, envolve, por exemplo, pagar mais impostos no novo local do card. É claro que há uma revolta com os privilégios dados para Jon Jones.

Amanda Nunes: “Bom, não esperava pagar as taxas do Estado da Califórnia nesta temporada de festas.”
Nina Ansaroff: “Lá se vai meu novo carro…”
Amanda Nunes: “Perdão, amor”

No final, o Ultimate está mais pensando nas vendas de pay-per-view em todo o mundo que em quem ia assistir ao card em Vegas. O prejuízo, para eles, seria muito maior se derrubassem o evento inteiro ou tirassem Jon Jones dele.

Basicamente Dana White foi egoísta, pensou apenas em seu negócio, mas com essa decisão, vai deixar um enorme rastro de infelicidade e reclamação.

Por Jorge Corrêa
Do UOL, em São Paulo (SP)

]]>
0