Topo

Na Grade do MMA

Bola de Cristal - Futuro de Demian pode estar em outro peso e Charles assombra os penas

Jorge Corrêa

30/01/2012 06h01

Ficou quase impossível fazer uma Bola de Cristal para o UFC on Fox 2, afinal, o futuro dos principais vencedores já estava definido. Rashad Evans enfrenta Jon Jones pelo cinturão dos meio-pesados, e Chael Sonnen terá a revanche contra Anderson Silva no Brasil.

>> Siga o blog no Twitter: @NaGradedoMMA
>> Leia todas as notícias de lutas no UOL Esporte
>> Confira tudo que rolou no UFC on Fox 2

Quebrando um pouco a cabeça, resolvi falar dos brasileiros que estiveram no evento.

Depois de um início avassalador no UFC, que incluiu uma disputa de cinturão, o paulista Demian Maia não se acha mais. Perdeu duas de suas últimas três lutas, mas o que preocupa mais foi a  atuação que teve contra Chris Weidman no último sábado.

O faixa-preta de jiu-jitsu apostou na luta em pé e acabou rendendo muito abaixo do esperado. Foi facilmente dominado por um adversário chamado apenas duas semanas antes da luta e perdeu em decisão unânime dos juízes.

Ficou claro que esse é o momento de o brasileiro repensar os rumos de sua carreira dentro do UFC.

Minha aposta seria em uma ida à categoria de baixo. Com 1,83m de altura, ele não é muito maior que importantes nomes dos meio-médios – Georges St-Pierre:  1,78m; Paulo Thiago: 1,80m; Carlos Condit: 1,88m, Nick Diaz, 1,85m. Contra rivais de menor porte, poderia ter um bom recomeço de carreira. Se seguir nos médios, voltou para o final da fila.

Mas uma notícia foi boa para o Brasil no UFC on Fox 2: a grande atuação de Charles do Bronx. Vindo de uma fase ruim entre os leves, era uma incógnita sua ida para os penas. Mas não poderia ter sido melhor sua estreia, com uma improvável chave de panturrilha em Eric Wisely.

Charles mostrou que tem muita técnica de chão, tem finalizações assombrosas com um jiu-jitsu muito afiado. Além disso, já provou que é capaz também de vencer na trocação. Em suma, é um lutador completo, mas que ainda faltava um pouco de experiência.

Mais rodado no UFC, ele precisa agora mostrar que pode ter as mesmas atuações contra lutadores top da categoria – o que não aconteceu entre os leves. O evento deve dar adversário mais forte para próxima luta. Com nova grande atuação, pode até pensar em disputar o cinturão.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA