Sonnen tenta levar luta contra Anderson para os EUA, mas deve ouvir um “não” de Dana White
Uma história que já era dada como certa pode voltar a ter contornos de novela no UFC. Depois de o combate ter sido confirmado para o UFC 147, no estádio do Engenhão no Rio de Janeiro, em 23 de junho, o norte-americano Chael Sonnen está tentando levar para os EUA a disputa de cinturão dos médios contra o brasileiro Anderson Silva.
>> Siga o blog no Twitter: @NaGradedoMMA
>> Leia todas as notícias de lutas no UOL Esporte
O rumor surgiu na noite da última segunda-feira com tuites de pessoas próximas ao lutador. Nenhum grande site dos EUA deu muito interesse pelo tema, mas o próprio Sonnen passou a mandar mensagens para internautas dizendo que "algo poderia mudar" e frases nesse sentido. Então resolvi ir atrás.
Após o blog conversar com pessoas do time de Sonnen, a questão levantada é simples: não há interesse da equipe de Chael de que ele enfrente Anderson na casa de seu arquirrival. Não será um ambiente nada agradável para ele um estádio com cerca de 65 mil pessoas contra. A ideia deles é levar esse combate para Las Vegas, para o card do UFC 148, em 7 de julho.
Sincero ou não, o argumento que o staff de Sonnen vai utilizar para mudar esse combate será o do temor pela integridade física do lutador. Ele próprio e a imprensa do EUA já deram a entender, algumas vezes, que ele correria riscos por aqui por todas as provocações que já fez contra lutadores brasileiros, contra torcedores brasileiros e contra o próprio país.
Mas no UFC e com o presidente Dana White, querer algo é MUITO distante de poder. Mesmo com todos os argumentos, ele deve ouvir um sonoro "não" em relação a essa ideia, nos próximos dias. Essa negativa deve acontecer por quatro motivos.
(1) Seria economicamente ruim para o UFC tirar essa luta do Rio. Sem ela, a edição 147 perderia grande parte de seu atrativo. Sem ela, dificilmente o evento colocaria 65 mil pessoas no Engenhão e Ultimate ficaria sem o maior evento de sua história. Sem Sonnen x Anderson, o UFC 147 provavelmente migraria para a HSBC Arena e seus 14 mil lugares.
(2) O UFC não é de fazer remendos em cards e mudanças de ultima hora em seus eventos. Essa luta já foi anunciada, confirmada e assinada. Não é do feitio do torneio fazer uma alteração dessa magnitude em um show de grande porte.
(3) Não faria sentido levar essa disputa de cinturão para o UFC 148, pois já há outra marcada para esse evento, entre os galos Dominick Cruz e Urijah Faber. Não faz sentido deixar o 147 sem nenhuma disputa de título e 148 com duas, além de uma série de outras grandes lutas.
(4) Aceitar essa mudança por motivos de segurança de Chael Sonnen seria Dana White dar o braço a torcer, após ele defender de forma tão ferrenha o Rio de Janeiro. O presidente do UFC é um cara orgulhoso e dificilmente mudaria de ideia dessa maneira.
Essa definição deve acontecer nos próximos dias, até pela proximidade com o UFC 147. Dana White já disse em sua conta no Twitter que vem ao Brasil no próximo domingo e uma entrevista coletiva deve acontecer nos dias seguintes. Lá, todas as dúvidas serão dirimidas: Anderson x Sonnen, data do evento, número de lugares, valores de ingressos…
@icanbefixed I will be in Brazil next Sunday
— Dana White (@danawhite) abril 16, 2012
(Agradecimentos do blogueiro: queria dar um valeu ao pessoal do FC Chael Sonnen Brasil e ao parceiro Eduardo Ferreira, da Tatame, que depois de tanta conversa, me deram uma grande luz na linha de raciocínio e de apuração desse texto.)
Sobre o blog
Contato: nagradedomma@gmail.com
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.