Topo

Na Grade do MMA

Dono do UFC escolhe os 10 confrontos mais importantes do evento - Concorda com a lista?

Jorge Corrêa

19/07/2012 06h01

Dono do UFC desde 2001, quando iniciou o processo que evitou a falência do evento, Lorenzo Feritta abriu o jogo para o jornal The Star Phoenix. O dirigente contou quais são os dez maiores confrontos do Ultimate, quais lutas marcaram a história do maior evento de MMA do mundo.

>> Siga o blog no Twitter: @NaGradedoMMA
>> Leia todas as notícias de lutas no UOL Esporte

Os brasileiros vãos sentir falta de muitos nomes por ali. Não teria espaço para Anderson Silva ou Rodrigo Minotauro. Apenas Royce Gracie representa o país. Então convido você, internauta, a ler a lista de Fertitta, os motivos dele, e dizer se concorda ou não. Qual luta merece estar nessa lista? Qual está faltando? Dê sua opinião!

Randy Couture x Chuck Liddell

10) Frank Shamrock x Tito Ortiz – UFC 22 (1999) – Mostrou o futuro do esporte, que os atletas teriam de ser cada vez mais completos e preparados, não focados em apenas uma luta, mas em todas as artes marciais.

9) Rampage x Chuck Liddell – UFC 71 (2007) – Pela primeira vez uma luta do UFC recebeu grande atenção de grandes veículos de comunicação dos Estados Unidos e do mundo. Foi a estreia em grandes holofotes.

8) Chris Leben x Josh Koscheck – TUF 1 (2005) – Foi a primeira grande luta do primeiro TUF, programa que colocou o UFC no radar do mundo. Pela primeira vez, telespectadores de TV se interessavam de verdade pelo MMA

7) Trilogia Chuck Liddell x Randy Couture – UFC 43 (2003), UFC 52 (2005) e UFC 57 (2006) – Primeira grande e épica rivalidade da história do UFC, comparada a Muhammad Ali x Joe Frasier, Los Angeles Lakers x Boston Celtcs. Era o Capitão América x Homem de Gelo.

6) Brock Lesnar x Frank Mir – UFC 100 (2009) – Marcou a entrada do UFC em um novo nível da estratosfera. Foi o primeiro mega-evento da franquia e detém o recorde de venda de pay-per-views até hoje

Royce Gracie

5) Chuck Liddell x Tito Ortiz – UFC 66 (2006) – Com duas lendas, foi o primeiro UFC a ter mais de 1 milhão de pacotes de pay-per-view. Esse ano também foi primeiro em que o UFC vender mais PPV que boxe e luta livre.

4) John McCain x UFC – Por conta de um fortíssimo lobby do poderoso senador John McCain e do jornal The New York Times, o MMA esteve perto de ser banido dos EUA, mas a franquia venceu.

3) Tito Ortiz x Ken Shamrock – UFC 40 (2002) e UFC 61 (2006) – Foi quando o UFC percebeu que poderia fazer muito dinheiro vendendo grandes lutas com grandes nomes do evento. Era o jovem irreverente contra uma lenda do UFC.

2) Royce Gracie x O Mundo – UFC 1, 2, 3, 4 e 5 (de 1993 a 1995) – O brasileiro abriu o olhos do mundo para o que viria a ser o MMA. Como poderia alguém vencer tantos rivais, adversários tão maiores, em tão pouco tempo? Tudo começou ali.

1) Forrest Griffin x Stephan Bonnar – TUF 1 (2005) – Era como um filme de Rocky na vida real, uma daquelas tempestades perfeitas. Eram milhões de pessoas vendo a final do primeiro TUF e se apaixonando pelo esporte.
*****

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA