Topo

Na Grade do MMA

Recusa arranha imagem de Jon Jones no UFC e gera "pior dia da história" do evento

Jorge Corrêa

23/08/2012 17h26

"Aconteceu o que achei que não aconteceria em milhões de anos."

Nenhuma frase poderia resumir melhor o sentimento de Dana White ao anunciar que estava cancelando, pela primeira vez desde que assumiu o UFC 11 anos atrás, um evento. Com a recusa do campeão dos meio-pesados Jon Jones em enfrentar Chael Sonnen, depois da lesão de Dan Henderson, o presidente teve de excluir o UFC 151, marcado para 1º de setembro, em Las Vegas.

>> Jones se recusa lutar com Sonnen e encara Machida após lesão de Hendo
>> Dana se irrita com recusa de Jones: "Foi uma decisão nojenta e egoísta"

O dirigente não soube precisar o tamanho do prejuízo que terá com os cancelamentos de eventos, com as devoluções de ingressos, além de ter atrapalhado a vida de todas as pessoas que já tinham passagens compradas e hotéis reservados para o show que aconteceria em oito dias.

"Nós perdemos um monte de dinheiro. Dinheiro que já havia sido gasto. Estamos há oito dias do evento. O quanto isso vai nos machucar eu ainda não sei, pois é a primeira vez que acontece", completou Dana White antes de contar que agora o campeão defenderá seu cinturão contra Lyoto Machida em 22 de setembro.

Além do prejuízo monetário, o evento agora pode ter de enfrentar um problema com a desgaste da imagem de Jon Jones, mais jovem campeão da história do UFC e um dos queridinhos do evento e do público até então. Essa recusa revoltou, e muito, Dana White. "Foi uma decisão nojenta e egoísta."

Não há como negar que, apesar de todo seu potencial de marketing, Dana White não titubearia em demitir o lutador por todo o transtorno que ele criou, mas de cabeça mais fria isso não deve acontecer. No entanto, uma vitória sobre Lyoto Machida virou obrigação para o norte-americano.

>> Siga o blog no Twitter: @NaGradedoMMA
>> Leia todas as notícias de lutas no UOL Esporte

Mais que isso, apesar de todas as explicações dadas por ele e por seu técnico, Greg Jackson, Jon Jones também virou motivo de chacota e revolta entre lutadores e torcedores por ter recusado Chael Sonnen. "Então um evento inteiro foi cancelado porque o campeão não aceitou enfrentar um cara de uma categoria abaixo e fora de forma? WOW!", disse no Twitter Joe Rogan, comentarista oficial do UFC nos EUA.
*****

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA