Topo

Na Grade do MMA

Dana diz que Ronda fará a 1ª luta feminina do UFC e deve abrir diálogo com Cris Cyborg

Jorge Corrêa

24/10/2012 11h21

>> Kyra Gracie mira UFC e admite: "Tenho de me acostumar com os socos na cara"

Durante anos, o presidente do UFC foi enfático em dizer que dificilmente o MMA feminino teria espaço dentro de seu evento. O principal argumento era a falta de talentos no nível do Ultimate para entrar no octógono. Mas os shows que a musa Ronda Rousey vem dando mudaram a mente de Dana White. Uma luta entre mulheres definitivamente está no caminho do UFC.

>> Blog no Facebook: FB.com/NaGradedoMMA
>> Todas as notícias sobre lutas no UOL Esporte

>> Siga o blog no Twitter: @NaGradedoMMA

Medalhista olímpica no judô, Ronda encantou Dana com suas seis lutas profissionais de MMA, com seis vitórias por chave de braço. Ele percebeu o enorme marketing em torno da lutadora, e desde que ela ganhou o cinturão do Strikeforce, em março desse ano, ele não desgruda da moça. Ela está sempre com o big boss nos grandes eventos do UFC, ganhando elogio atrás de elogio.

Dana White então começou a dar indícios de que Rousey poderia abrir espaço para as mulheres dentro do maior evento de MMA do mundo e agora, pela primeira, ele deixou claro: ela fará a primeira luta feminina do UFC. Só não há data para isso ainda.

Em entrevista ao site da revista norte-americana Sports Illustraded, o presidente disse que essa luta sairá do papel. "Isso absolutamente vai acontecer. Pode ser amanhã, pode ser aqui um ano. Mas vai acontecer", resumiu Dana White.

O maior problema é que ela ainda tem três combates em contrato no Strikeforce – torneio que é dos mesmos donos do UFC. No entanto, essa competição está em baixa, teve três eventos cancelados nesse semestre e está correndo sério risco de ser fechado e seus principais lutadores absorvidos pelo torneio-mãe.

Agora, para essa grande estreia de Ronda Rousey, há apenas uma rival a altura dela, uma única lutadora que faria sentido para chamar toda a atenção do mundo para esse combate histórico: a brasileira Cris Cyborg. Porém, ela ainda precisa terminar sua suspensão por doping – que acaba no final desse ano – e fazer com que a norte-americana aceite enfrentá-la no peso de cima.

Dana White sempre consegue casar as lutas que os torcedores querem ver. Além disso, deixou no ar que vem conversando com Ronda para que ela suba para os 66 kg. Uma aproximação do chefão do UFC com a brasileira deve acontecer nos próximos meses e essa luta deve ser marcada para um dos grandes show do UFC em 2013.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA