Topo

Na Grade do MMA

Sob a sombra do doping, Overeem define futuro do cinturão dos pesados no UFC 156

Jorge Corrêa

29/01/2013 13h01

Gigante holandês de mais de 120kg, Alistair Overeem é uma das figuras mais controversas dos pesos pesados do UFC nos últimos anos e está de volta. Depois de cumprir suspensão de nove meses por doping, ele vai enfrentar o brasileiro Antonio Pezão no card principal do UFC 156, neste sábado, em Las Vegas. E essa luta define os rumos de toda a categoria.

>> Facebook: FB.com/NaGradedoMMA
>> Notícias sobre lutas no UOL Esporte
>> Blog no Twitter: @NaGradedoMMA

Esse retorno de Overeem ao octógono tem dois importantes pontos. O primeiro é no que diz respeito ao futuro do título dos pesados. Era para o holandês ter disputado o cinturão em maio passado, contra Junior Cigano, mas foi pego em um exame antidoping surpresa. Quando seu gancho estava perto do fim, chegou a ser especulado que ele teria uma disputa de título logo de cara, mas Dana White achou melhor ele pagar esse "pedágio".

A situação agora é mais ou menos simples. Dana White deixou no ar que se Alistair vencer Pezão, muito provavelmente será o próximo desafiante pelo cinturão dos pesados, atualmente nas mãos de Cain Velasquez. O presidente só não oficializou isso, porque ele não descarta colocar o holandês para enfrentar Junior Cigano, seu desafeto declarado.

Já se Pezão vencer, fica tudo embolado. Como o brasileiro já perdeu, e de forma muito dura, para o campeão Velasquez, Dana negou a chance de ele ter um title shot nesse momento. Assim, se Antonio vencer, deve deixar o caminho livre para Cigano fazer uma revanche direta contra Cain, depois de ter perdido o título em dezembro passado.

Agora, o segundo ponto importante sobre Alistair Overeem é a sombra que ele terá em relação ao doping. Além de ter sido flagrado no exame com um alto nível de testosterona em março do ano passado, sempre houve uma dúvida sobre seu crescimento muscular nos últimos anos. Do magrelinho dos tempos de Pride, onde pesava cerva de 90 kg, ele se tornou um gigante de mais de 120 kg que assombrou o K-1 e foi campeão do Strikeforce.

Ele fez testes mensais e voluntários nos últimos meses para provar que estava limpo e que poderia reaver sua licença para lutar. No entanto, nunca entrou em muitos detalhes sobre os motivos pelos quais foi pego no antidoping. Prefere dar respostas evasivas sobre o assunto, fala que não quer comentar o passado. Mas a dúvida sempre ficará. Agora, ele precisa provar que seu potencial vem de treinamentos, não de um laboratório.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA