Topo

Na Grade do MMA

'Fator surpresa' vira arma para Anderson

Jorge Corrêa

27/12/2013 18h19

Em sete anos e meio no UFC, poucos foram os rivais de trouxeram algum problema real para Anderson Silva. Um pouco Dan Henderson e depois, de verdade, Chael Sonnen. Mas foi com Chris Weidman que o brasileiro voltou a se sentir realmente desafiado, tanto que acabou nocauteado em julho passado.

E é com esse combustível do desafio, de ter um rival a sua altura que o Spider vem para a revanche neste sábado, no UFC 168, em Las Vegas, quando tentará retomar o cinturão dos médios.

O próprio admitiu que não estava tão focado e já vinha trabalhando de forma errada há alguns anos, fazia o que queria dentro do octógono sem ouvir seus treinadores. Ele retomou um treinamento mais sério, percebeu que precisava rever seus conceitos para vencer Chris Weidman nessa luta.

Agora, o brasileiro tem uma grande arma implícita em seu jogo para sair com a vitória. Ninguém sabe como Anderson Silva virá para esse combate, ele terá esse fator surpresa em relação a seu estilo, tudo isso escondido na manga.

Explico melhor: o Spider pode repetir o mesmo que fez no combate anterior com o norte-americano, quando brincou, provocou muito durante o combate, como fez na maioria de suas lutas, mas acabou pego por aquele cruzado. Ele pode também vir focado e sério para acabar logo com a luta, como fez na segunda luta contra Sonnen. Ele também pode variar, brincar um pouco e depois partir para acabar, como foi contra Yushin Okami ou Forrest Griffin.

Desde que essa revanche foi marcada, Anderson diz que não pretende mudar nada no seu jogo, mas pode estar blefando. "Se tem uma coisa que eu aprendi é que tenho de ser eu mesmo. No momento que aquela luta acabou, ela virou passado e o que importa agora é o futuro. Essa é uma grande luta e Chris terá de me vencer para provar que realmente é o cara."

Esse assunto é o único que tira o campeão Chris Weidman um pouco do sério. Ele garante que não se importa com a maneira com que o brasileiro virá para a luta. "Não quero saber se ele vai brincar, baixar a guarda, se esquivar. O que importa é que vou impor meu jogo e socar a cara dele novamente. Eu treino para isso não me desconcentrar e não vai ser agora que isso vai acontecer."

Serviço

O card preliminar do UFC 168 começará às 22 horas (de Brasília) e o principal à 1 hora na madrugada de sábado para domingo. Ou seja, a Luta de Anderson Silva dificilmente acontecerá antes das 3h ou 3h30. Se você for assistir na TV Globo, pode colocar mais 30min na conta.

Card Principal
Chris Weidman x Anderson Silva
Ronda Rousey x Miesha Tate
Josh Barnett x Travis Browne
Fabricio Camoes x Jim Miller
Diego Brandao x Dustin Poirier

Card preliminar
Uriah Hall x Chris Leben
Michael Johnson x Gleison Tibau
Manny Gamburyan x Dennis Siver
Siyar Bahadurzada x John Howard
William Macario x Bobby Voelker
Estevan Payan x Robert Peralta

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA