Topo

Na Grade do MMA

Lyoto e sua nova disputa de cinturão

Jorge Corrêa

28/02/2014 16h08

Poucas horas depois de ser confirmado como novo rival de Chris Weidman na disputa do cinturão dos médios no lugar de Vitor Belfort, que teve de abrir mão do combate depois da proibição do uso da terapia de reposição de testosterona em Las Vegas, Lyoto Machida conversou com o blog sobre a expectativa para o combate.

Ele ainda está se recuperando de uma lesão sofrida no pé esquerdo durante sua vitória sobre Gegard Mousasi, há duas semanas no UFC de Jaraguá do Sul, mas diz que estará 100% para iniciar sua preparação para o UFC 173, em 24 de maio. Já nos Estados Unidos, ainda falou sobre o que espera de seu adversário, como foi a negociação para essa luta e o que aprendeu com as derrotas de Anderson Silva para o norte-americano.

Como está seu pé? Apesar de não ter quebrado, ele estava muito inchado… Ele já está quase 100%, com movimentos um pouco limitados ainda, não estou treinando, mas piso e ando normalmente, só não consigo chutar nesse momento. Mas logo volto a treinar normalmente.

Em quanto tempo? Pelos meus planos, no dia 10 ou 12 de março volto a treinar normalmente.

Será tempo suficiente para fazer uma preparação completa? É um tempo ótimo para fazer uma preparação bem forte, não perdi tudo que conquistei para minha última luta. Tenho apenas de tomar cuidado para não passar do ponto, mas vai ajudar muito vir de outro ciclo de treino. É apenas ir com calma.

Como foi a negociação? Como te falaram que você disputaria esse cinturão? Eu estava em casa e já tinha avisado que queria lutar de novo até junho. Mas o Ed [Soares, empresário] me ligou para falar que tinha uma boa notícia, que eu ia lutar pelo cinturão. De manhã já tinha lido a história da proibição do TRT, mas nem liguei isso ao Vitor, para mim ele pararia de usar e daria tempo. Fiquei tranquilo, só depois que me ligaram que me toquei que teria a chance de disputar o cinturão.

Qual é a diferença para o caso da luta contra o Jon Jones, no UFC 151, quando você recusou o combate? Agora tenho tempo suficiente para me preparar. Serão 12 semanas até a luta, é o tempo que eu preciso para estar 100%. Lá na época eu não poderia aceitar um rival com 10 ou 15 dias de antecedência, no meio das férias. Agora, além de tudo, venho de outro combate.

O que você espera de Chris Weidman como adversário? Ele é um lutador duro, um cara que aguenta porrada, tem um gás fenomenal e trabalha bem no chão, tanto no jiu-jítsu quanto no wrestling. Além disso, já vimos que ele tem um bom poder de nocaute.

O que deu para aprender com as vitórias dele sobre o Anderson? Que eu tenho de estar preparado para um cara completo e nocauteador. Ele deixou uma mensagem de que faz tudo bem.

E acha que o jogo dele casa bem com o seu? Com certeza. Acredito que vou poder moldar bem minha tática de acordo com o meu adversário

Como você vê a chance de ser o primeiro brasileiro a ser campeão em duas categorias*, apenas o terceiro lutador na história do UFC a conseguir isso? Claro que tudo isso é legal, seria um recorde muito bacana, mas não posso pensar nisso agora, tenho de focar apenas no meu treinamento que é o mais importante. Não posso olhar para essa luta dessa maneira.

*Vitor Belfort foi vencedor do GP dos pesados no antigo formato, mas nesse atual esquema de divisão de peso, foi campeão dos meio-pesados.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA