Topo

Na Grade do MMA

O que esperar de Shogun x Henderson 2

Jorge Corrêa

23/03/2014 06h01

Não é qualquer luta que merece uma revanche. Ou tem um cinturão em jogo ou o primeiro encontro foi uma batalha memorável. A nova luta entre Maurício Shogun e Dan Henderson, que acontece neste sábado, no UFC em Natal, fica com a segunda opção.

O primeiro confronto entre eles, no UFC 139 em novembro de 2011, foi considerado um dos melhores da história do evento – além de ter ganhado o prêmio de luta do ano no Oscar do MMA. Foi um épico de cinco rounds que o norte-americano levou em uma decisão muito apertada. Ambos tiveram chances e ficaram perto de nocautear.

Agora, no primeiro UFC de domingo e o primeiro na capital do Rio Grande do Norte, o dois voltam a se encontrar em situações diferentes, mas sob a sombra daquela luta incrível – o que também é uma pressão. Muitos vão esperar outra luta como aquela, mas dificilmente teremos a repetição de algo tão intenso.

LEIA TAMBÉM

  • Veja o card completo e vote nos seus favoritos

  • Brasileiro diz por que largou time de Jon Jones: 'me sentia num presídio'

  • Campeão do TUF volta após cirurgias e revela 'pé de coelho' para UFC Natal

O próprio Maurício disse durante a semana que esperar uma luta dura, mas menos desgastante que a primeira. "Ele é um cara que sempre vai buscar a trocação, então sei que esse vai ser o caminho inevitável dessa luta. Vou para vencer, mas espero que não seja tão desgastante dessa vez", explicou.

Para essa luta principal em Natal, os dois não estão apenas dois anos mais velhos, mas também em momento distintos em suas carreiras. Shogun tem mais similaridades. Lá ele vinha de boa vitória sobre Forrest Griffin no UFC Rio 1, assim como agora, que nocauteou James Te Huna. Mas como acontece na maior parte de sua passagem pelo UFC, continua alternando altos e baixos.

Já Dan Henderson, em 2011, fazia sua volta ao UFC e estava muito em alta, ainda mais depois de sua vitória contra a lenda russa Fedor Emelianenko. Já neste domingo, entra no octógono pressionado por três derrotas consecutivas e sem poder usar a terapia de reposição de testosterona daqui para frente.

Para Shogun, essa luta vale a prova de que a boa fase voltou para ficar, que ele não é mais aquele lutador temeroso e que nunca sabemos se estará voando, em forma, ou se estará lento e moroso. Hendo, por outro lado, vive um forte flerte, quase um namoro, com a aposentadoria aos 43 anos.

O UFC Natal começa às 17h (de Brasília) e será transmitido apenas pelo canal em pay-per-view Combate. O card principal está marcado para as 20h.

Confira o card completo:

Card principal
Maurício Shogun x Dan Henderson – Meio-pesados
Cezar Mutante x CB Dollaway – Médios
Léo Santos x Norman Parke – Leves
Fábio Maldonado x Gian Villante – Meio-pesados
Michel Trator x Mairbek Taisumov – Leves
Rony Jason x Steven Siler – Penas
Card preliminar
Diego Brandão x Will Chope – Penas
Ronny Markes x Thiago Marreta – Médios
Jussier Formiga x Scott Jorgensen – Moscas
Thiago Bodão x Kenny Robertson – Meio-médios
Godofredo Pepey x Noad Lahat – Penas
Francimar Bodão x Hans Stringer – Meio-pesados

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA