Topo

Na Grade do MMA

Sim, o UFC Abu Dhabi é importante

Jorge Corrêa

11/04/2014 06h01


Um evento do UFC na sexta-feira, quase na hora do almoço – para nós – e em um estádio a céu aberto. Tão sui generis, esse card não é apenas para dar mais um passo a atual expansão mundial ou agradar os sócios minoritários do Ultimate. Terá muita coisa em jogo no octógono, principalmente na luta principal.

Os veteranos Rodrigo Minotauro e Roy Nelson, ambos de 37 anos, tem caminhos bem diferentes dentro do MMA, mas já não vivem seus momentos mais áureos. Os dois chegam para o último combate em Abu Dhabi precisando muito da vitória para recolocarem a carreira no rumo – ou pensarem no final dela.

Ex-campeão dos pesados do Pride e do UFC, Minotauro diz que ainda não pensa em aposentadoria, mas suas atuações ditarão seus próximos passos, até mesmo o momento de parar. Mas mesmo sendo uma lenda do MMA, tem apenas quatro lutas nos últimos dois anos, com duas vitórias e duas derrotas, além duas graves lesões no meio do caminho.

A enorme quantidade de contusões e problemas de saúde desde que chegou ao UFC minou a resistência e a capacidade de o brasileiro mostrar toda sua técnica. Hoje em dia ele depende muito mais do seu coração, de sua raça, do que de seu jiu-jítsu afiado ou de seu queixo.

Essa deve ser a última chance de Minotauro mostrar que pode lutar em alto nível. Não que ele vá parar de lutar imediatamente se perder, mas ter pela primeira vez na carreira uma série de suas derrotas seguida pode, ou pelo menos deveria, acelerar seus planos de cuidar exclusivamente da Team Nogueira e tudo que envolve sua vida como empresário.

Já Roy Nelson tem mais carisma que títulos em sua carreira. O gordinho já foi campeão do antigo IFL e ficou famoso pelo grande público após conquistar a 10a edição reality show The Ultimate Fighter. Em quase cinco anos no Ultimate, colecionou tantos fãs quanto desavenças com Dana White.

Mas agora, pela primeira vez, ele pode ter três derrotas consecutivas. Mesmo batendo tanto de frente com o lutador, o presidente nunca teve coragem de falar em demiti-lo. Porém, uma sequência negativa como essa pode ser o motivo que o chefão precise para dar esse empurrão em Roy Nelson para fora do UFC.

O UFC em Abu Dhabi acontece nesta sexta-feira e terá transmissão apenas pelo canal em pay-per-view Combate a partir das 13h, com todas as oito lutas do card. Mas você, amigo internauta, poderá acompanhar todos os lances no Placar UOL Esporte e no aplicativo UOL MMA, para iPhone e Android.

Card principal
Rodrigo Minotauro x Roy Nelson – Pesados
Clay Guida x Tatsuya Kawajiri – Penas
John Howard x Ryan LaFlare – Meio-médios
Ramsey Nijem x Beniel Dariush – Leves

Card preliminar
Jared Rosholt x Daniel Omielanczuk – Pesados
Rani Yahya x Johnny Bedford – Galos
Thales Leites x Trevor Smith – Médios
Alan Omer x Jim Alers – Penas

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA