Topo

Na Grade do MMA

Por que tem tanta gente se preparando para substituir Belfort?

Jorge Corrêa

04/08/2014 06h01

Os próximos quatro meses serão pesados para Vitor Belfort. E não será apenas por conta de sua preparação para disputar o cinturão dos médios contra Chris Weidman em 6 de dezembro no UFC 181. Além de encarar os treinos, ele ainda terá de ouvir muito e de muita gente.

Já começou a temporada oficial de provocações ao brasileiro por conta (1) do polêmico tratamento de reposição de testosterona (TRT) que fez uso no último ano e (2) do fato de ter sido flagrado com altos índices do hormônio em um teste antidoping surpresa feito em fevereiro passado. Mesmo assim, ele conseguiu a licença para lutar em Las Vegas e tentar seu segundo cinturão do Ultimate.

Por conta desse retrospecto, passaram a surgir diversos candidatos à vaga de Belfort neste combate contra Weidman. O discurso é o mesmo. Eles falam que Belfort vai se machucar ou acreditam – ou pelo menos vendem essa ideia – de que ele será novamente pego no doping nos testes sem aviso que terá de fazer daqui para frente.

O primeiro a se oferecer para a vaga foi Luke Rockhold, que perdeu para Vitor no ano passado. E veio a paulada.

"Não acho que ele conseguirá lutar. Estarei pronto para substituí-lo. Mesmo que esteja saudável e limpo, provavelmente se machucará. Seu corpo não aguentará o treinamento por tanto tempo. Ele está bem desgastado por fazer isso há tanto tempo. Se descobrir que não consegue lutar sem suas drogas, provavelmente tentará usar algo e será flagrado."

O segundo a pesar sobre o veterano brasileiro foi Tim Kennedy, famoso por suas provocações e vindo de quatro vitórias consecutivas.

"Ele era viciado em esteroides. Se lutar limpo, não tem a menor chance. Dopado, ele é um grande perigo contra qualquer um. Ele pode estar se dopando com ajuda de médicos que farão ele não ser pego e está treinando bem. A outra chance é dele tentar ficar limpo, mas ver que não consegue competir assim e desiste. A terceira opção é que Vitor tente lutar sem se dopar e acabe se machucando feio. E a última é se dopar, ser pego no teste. Vejo as três últimas com 90% de chance de ocorrer."

Podem apostar que eles são apenas os primeiros a falar coisas do gênero sobre Vitor Belfort – Michael Bisping também deve vir à carga se vencer Cung Le. Esse é o preço que o brasileiro terá de pagar por seu retrospecto de flagrantes em antidoping e pela defesa fervorosa que fez do TRT. Mas minha aposta é que isso não irá lhe atrapalhar, apenas lhe dará mais combustível para devolver esse cinturão para o Brasil.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA