Topo

Na Grade do MMA

Jacaré finaliza Mousasi e se credencia para disputar cinturão do UFC

Jorge Corrêa

06/09/2014 00h55

Em uma atuação de gala e sem preocupações, Ronaldo Jacaré reencontrou seu amigo Gegard Mousasi e conseguiu a sua mais importante vitória dentro do UFC. Depois de dominar o adversário, o brasileiro encaixou uma bela guilhotina no final do terceiro round e se credenciou para disputar o cinturão dos médios.

"Quem duvida que eu estou perto de disputar o cinturão está errado", resumiu o capixaba, ainda no octógono. "Eu peguei os rivais mais duros da divisão. Consegui finalizar esse cara no terceiro round e o Lyoto [que acabou de enfrentar o Weidman]. precisou de cinco rounds. Com certeza estou perto de pegar esse título."

Depois do combate, Dana White explicou que, apesar da boa situação do capixaba entre os médios, ele pode fazer mais uma luta antes de disputar o cinturão. Isso porque a próxima luta pelo título, entre Chris Weidman e Vitor Belfort, acontecerá apenas daqui três meses, em dezembro, então ele teria de esperar muito.

[Nota do blogueiro: Ele pode até fazer uma outra luta, mas Jacaré seria um substituto perfeito se acontecer algo com Belfort no meio do caminho, algo que muitos detratores do veterano preveem para um futuro próximo.]

O primeiro round começou estudado e com muito clinch, mas sempre com o brasileiro em posição dominante. Jacaré então conseguiu uma boa queda e trabalhou as posições no chão, sempre por cima. Ronaldo então resolveu surpreender no período seguinte, partindo para uma trocação eficiente. Mousasi balançou com as sequências do brasileiro. Ainda deu tempo para uma tentativa de finalização com chave de braço.

Com o adversário mais desgastado, Jacaré preferiu jogar fácil. Se aproximava na trocação e colocava para baixo sem maiores problemas. Com essa tática, conseguiu pegar o pescoço de Mousasi e o finalizou com uma guilhotina.

Nocautes de gigantes

As lutas de pesos pesados do card foram lutas… de pesos pesados. Dois nocautes e combates que, somados, duraram 3min. Overeem até começou bem usando sua trocação, principalmente nas joelhadas e nos chutes na linha de cintura. Mas Ben Rothwell pouco se abalou e esperou o momento certo para atacar. Em um cruzadão, acertou o topo da cabeça e nocauteou o holandês. Na luta anterior, Matt Mitrione acertou um direto de encontro no queixo de Derrick Lewis com apenas 41s de combate.

Sapo vence com polêmica e Damm é nocauteado

Com direito a entrada com o hino nacional brasileiro – algo que nunca tinha acontecido no UFC – Rafael Sapo entrou pressionado pela série de duas derrotas seguidas e não conseguiu colocar no octógono seu melhor MMA. Foi dominado por Chris Camozzi em pelo menos dois rounds, mas saiu com uma polêmica vitória por pontos, em decisão divida.

Segundo brasileiro a lutar neste evento, Rodrigo Damm teve uma atuação ainda mais sofrível. Sem tentar colocar seu jogo de quedas e ground and pound, foi vítima fácil para a trocação de Al Iaquinta, colega de treino do campeão dos médios Chris Weidman. O final não poderia ser outro: acabou nocauteado no terceiro round.

Guerra de pesos leves

Como já era esperado, Joe Lauzon e Michael Chiesa mostraram rapidamente porque fariam uma das lutas mais esperadas do evento. Famosos por sua entrega no octógono, fizeram uma luta muito movimentada, primeiro com quedas e jogo de chão, depois na trocação aberta. Com isso, Lauzon abriu um enorme corte no supercílio de Chiesa e venceu a luta por nocaute técnico. Os médicos não deixaram o combate continuar.

Recorde e exaustão

Chas Skelly conseguiu uma impressionante marca neste evento. Conseguiu sua segunda vitória no UFC no espaço de 13 dias, um recorde desde que o Ultimate parou com as disputas de GPs com várias lutas na mesma noite. Depois de ter batido Tom Niinimäki, venceu Sean Soriano. Claro que deixou o octógono exausto, principalmente por conta dos cortes de peso.

Todos os resultados
Ronaldo Souza finalizou Gegard Mousasi (guilhotina) a 4min30 do 3º round
Ben Rothwell nocauteou Alistair Overeem a 2min19 do 2º round
Matt Mitrione nocauteou Derrick Lewis a 41s do 1º round
Joe Lauzon nocauteou Michael Chiesa a 2min14 do 2º round
John Moraga finalizou Justin Scoggins (guilhotina) a 47s do 2º round
Al Iaquinta nocauteou Rodrigo Damm a 2min41 do 3º round
Rafael Natal venceu Chris Camozzi por pontos, em decisão dividida dos juízes
Chris Beal venceu Tateki Matsuda por pontos, em decisão unânime dos juízes
Chas Skelly venceu Sean Soriano por pontos, em decisão unânime dos juízes

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA