Topo

Na Grade do MMA

Lesões e um bebê perdido. Os bastidores do 3º título do Brasil no Bellator

UOL Esporte

11/09/2014 09h57


O Brasil conquistou na última sexta-feira seu terceiro cinturão no Bellator, tornando-se o país mais vitorioso no segundo maior evento de MMA da atualidade, concorrente do UFC. Patrício Pitbull foi o responsável pela façanha, vencendo seu maior rival na organização, Pat Curran, em uma guerra vencida por pontos pelo potiguar. Mas, por trás da vitória, Patrício passou por muitos (MUITOS) problemas. Já podendo dormir ao lado do seu cinturão, ele abriu o jogo e revelou que sofreu com lesões durante sua preparação e, mais grave, sua mulher perdeu o bebê que o casal esperava.

Pitbull conta que o primeiro problema veio com um mês antes do combate. Ele foi diagnosticado com overtraining, isto é, foi constatado que ele exagerou nos treinos.

"Estava doente e machucado. Treinava apenas uma vez na semana. Fiz exames e diagnosticaram que eu estava com overtraining e múltiplas lesões. Avisei o Bellator e sugeriram que eu descansasse. Foi quando fui a um médico especialista e adotei um treinamento diferenciado. Faltando uma semana para a luta, me senti renovado e optei por manter o confronto de pé", explicou o lutador.

O início do descobrimento das lesões foi quando ele fez uma filmagem para divulgar a luta e, depois de uma joelhada voadora, sentiu um movimento estranho no joelho. Foi diagnosticada uma lesão no menisco, mas ele ainda enfrentou também um dedo do pé fraturado e o dedão do pé direito "fora do lugar", dores no ombro, articulações inflamadas…

Patrício passou a apresentar febre e, quando percebeu o overtraining, resolveu cancelar a luta. A equipe então mudou seus procedimentos. Adotou maiores períodos de descanso, intensificou a fisioterapia e o lutador teve de ignorar dores para treinar. Uma semana antes da luta, um sparring fez o potiguar e seu time manterem o combate.

Não bastasse isso, uma notícia chocante acabou interferindo no seu treinamento, apesar de ele não desistir da luta, mais uma vez.

"Minha mulher estava grávida e perdeu o bebê. Tudo parecia dar errado na minha vida. Mas meus treinadores me motivaram e o final acabou sendo o melhor. Por tudo isso a vitória foi ainda mais especial", revelou.

Sobre o combate, Pitbull admitiu que Curran é um osso duro de roer. "As duas lutas contra ele foram as mais difíceis. Ele foi o único que conseguiu me acertar tantas vezes. Esse último combate foi o principal, com muita técnica e tática. Eu consegui acertar os melhores golpes, quedas, e derrubei ele ao menos três vezes com socos. Tive uma performance para ser campeão e os juízes não tiveram dúvida dessa vez". No primeiro encontro, em janeiro de 2013, Curran venceu por pontos.

Pitbull afirmou que com este triunfo sente que pode enfrentar "qualquer lutador". Ele e Dudu Dantas, campeão peso galo do Bellator, são exemplos de lutadores que têm sucesso e nível para fazer frente aos top 5 do UFC, mas optam por construir suas carreiras vitoriosas no Bellator, mostrando que há vida no MMA fora do Ultimate. O terceiro campeão pelo Brasil é o peso meio-médio Douglas Lima, que faturou seu cinturão em abril.

Quem são os Pitbull?

Patrício Freire não está só em sua jornada no MMA. A "família Pitbull" inclui seu irmão, Patricky, e seus pupilos, como Bethe Correia, Fabio Maldonado, Rony Jason, entre outros.

Patrício e Patricky tem uma trajetória à la irmãos Nogueira, mas no Nordeste. O primeiro, mais novo, é o mais vitorioso, com um cartel de 22 vitórias e duas derrotas.

Patricky também é do Bellator e está com 13 triunfos e cinco reveses, e tem grandes combates em sua conta, enfrentando nomes como Eddie Alvarez, Kurt Pellegrino e Michael Chandler. O mais velho volta a lutar no dia 26 de setembro, contra Marcin Held.

O campeão Patrício costuma contar que virou lutador para acabar com seu estigma de baixinho. Ele foi treinar jiu-jítsu aos 10 anos e depois passou a trabalhar com a Chute Boxe, junto a nomes como Wanderlei Silva e Maurício Shogun.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA