Topo

Na Grade do MMA

Edgar pressiona irlandês com triunfo arrasador e mexe com futuro de Aldo

UOL Esporte

24/11/2014 08h36

Por Maurício Dehò

Enquanto José Aldo observa de longe, sentado em seu trono e reinando com pompa na categoria pena do UFC, os concorrentes se digladiam pelo papel de desafiante. O UFC deste sábado, no Texas, teve papel fundamental para definir o futuro do manauara. Como se sabe, o irlandês Conor McGregor é o preferido dos chefões do Ultimate, mesmo que ele tenha tido poucos testes contra os grandes da categoria. Mas, agora ele tem a pressão de uma vitória contundente de Frankie Edgar.

Edgar, ex-campeão dos leves, conquistou sua terceira vitória consecutiva como peso pena, embalando depois de perder seu duelo justamente contra o campeão José Aldo. O que ninguém imaginava é que ele PASSARIA O CARRO (sim, com letras garrafais) por cinco rounds e ainda finalizaria Cub Swanson no quinto giro, com um mata-leão.

É claro que Edgar é um dos melhores lutadores do Ultimate. Não é à toa que foi campeão dos leves e fez algumas das lutas mais emocionantes da organização. Mas Swanson aparentava ter o suficiente para pelo menos fazer frente ao compatriota norte-americano, ainda mais depois de vencer seis vezes seguidas no UFC, com quatro nocautes. Foi derrubado, amassado no ground and pound e dominado.

O grande fato neste momento é: o UFC quer Conor McGregor contra José Aldo. Mas, ele precisa vencer seu combate em janeiro contra Dennis Siver. Uma derrota muda tudo. É aí que Edgar entra.

Entre os prós de McGregor, o irlandês falastrão é um dos maiores fenômenos de marketing destes tempos, com sua imagem de garoto problema, seu jeito falastrão, suas provocações e pelo fato de carregar a torcida de um país inteiro em suas costas – e aí estamos falando na potencial audiência da Irlanda e até do Reino Unido como um todo.

Além disso, José Aldo já comprou a briga, chamou McGregor de bobo da corte, e até a torcida brasileira está engajada contra o "novo Sonnen". Vide as provocações pesadas de ambas as partes quando o irlandês esteve no Rio para eventos promocionais com o UFC.

O problema é que Edgar botou pressão com este triunfo sobre Swanson. McGregor precisa vencer, vencer bem e se manter saudável para ser o próximo rival de Aldo. Para o norte-americano, uma revanche dois anos depois de perder a primeira luta contra Aldo pode soar interessante, diante da falta de novos rivais, até porque o norte-americano lutou bem contra o brasileiro e foi derrotado por pontos.

Mas parece improvável. Se McGregor colocar todo o potencial na ponta das luvas contra Dennis Siver, ele conquistará mais uma boa vitória e garantirá sua boquinha, a vaga para lutar pela primeira vez pelo cinturão. A Edgar, confirmado este cenário, há duas possibilidades futuras: a melhor seria uma lutaça contra Chad Mendes, número 1 dos penas, e a segunda seria encarar Ricardo Lamas, sendo que em ambas aí sim ele seria uma opção clara para lutar pelo cinturão (Divagando: mas, se Edgar vencer um suposto duelo com Mendes ou Lamas, será que ainda seria contra Aldo uma disputa de cinturão, ou será que o manauara já teria vencido McGregor e enfim subido para o peso leve, hein?)

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA