Topo

Na Grade do MMA

Com resistência e coração, Cigano vence na precisão. Mas ainda repete erros

Jorge Corrêa

15/12/2014 06h01


Se alguém viu apenas o rosto desfigurado de Junior Cigano, como na foto acima ao lado de Steven Seagal, a sensação seria de ele foi mais uma vez derrotado, levando um enorme atraso como nos últimos combates com Cain Velasquez. Mas esses machucados escondem uma atuação – no mínimo – satisfatória do brasileiro.

Depois de ser dominado por Stipe Miocic nos dois primeiros rounds, Cigano conseguiu mostrar um bom poder de reação e um knockdown no terceiro período marcou o início da virada. Um dos juízes viu 3 a 2 para o vencedor, mas outros dois deram 4 a 1, na decisão unânime por pontos.

Mas as estatísticas oficiais do combate podem explicar um pouco melhor o que aconteceu nos 25 minutos de um belo combate de pesos pesados, com oportunidades para os dois lados, muita porrada, sangue e entrega.

Junior Cigano acertou mais golpes (140 x 102) e brilhou ainda mais nos golpes significativos (123 x 89). Se olharmos esse quesito, round a round, podemos identificar o placar de 5 a 0 para o ex-campeão: 20 x 18, 16 x 14, 21 x 12, 26 x 20 e 40 x 25.

Assim como já tinha feito nas lutas passadas contra Cain Velasquez, o catarinense mostrou que tem muita resistência e coração. Não é para qualquer um ser atingido como foi por Miocic e ainda ficar em pé, sem sofrer nenhum knockdown. É difícil achar alguém que apanhe tanto e continue lutando como ele.

Pudemos ver um Cigano mais rápido e com sequências de boxe mais longas, além de uma ótima defesa de queda. Nesse ponto, pudemos sentir o dedo do técnico Dedé Pederneiras e do time da Nova União, equipe em que Cigano passou a treinar esse ano.

No entanto, alguns erros foram repetidos, como a guarda baixa em muitos momentos e a abertura para contra-ataques. Foi dessa maneira que Velasquez acabou com ele, mas, como pudemos ver, Miocic não é o campeão linear dos pesados.

Junior Cigano precisa realmente se preocupar com a quantidade de golpes que ele leva, por mais resistência que ele tenha e por mais que consiga as vitórias. Nem pela carreira ou por possíveis derrotas, mas por sua saúde. O próprio Dana White falou que ele deve ficar um tempo longe do UFC por conta disso.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA