Topo

Na Grade do MMA

Esqueça o super-herói. Retorno mostra lado mais humano de Anderson

Jorge Corrêa

03/02/2015 06h01

Não foram poucas as pessoas que se frustraram com a volta de Anderson Silva ao UFC, 13 meses depois da grave lesão que sofreu. O motivo é simples: todos esperavam um show, o que acabou não acontecendo contra Nick Diaz. Mesmo assim, ele venceu o norte-americano sem maiores dificuldades.

A fama do Spider veio exatamente das grandes atuações que teve enquanto foi campeão dos médios, principalmente entre as lutas contra Vitor Belfort e Stephan Bonnar. Mas no último sábado ele mostrou que pode ser um lutador "comum", aqueles em que a vitória é mais importante que o show.

Esqueçam o super-herói. Se contra Chris Weidman, Anderson Silva já tinha se mostrado mortal, agora ele apresentou seu lado mais humano. Ele era amplamente favorito contra Nick Diaz, era mais forte, mais técnico, maior. Mesmo assim, fez uma luta focada e cautelosa.

O Spider imortal parece ter aprendido com o que sofreu nas últimas duas derrotas. Esteve sempre de guarda alta, não provocou seu adversário – na verdade, foi muito provocado e não entrou na pilha – manteve sua tática o tempo todo e conseguiu uma vitória consistente, mas apenas por pontos.

O Anderson Silva humano chorou e dessa vez não foi de dor. Se quando foi derrotado por Weidman a primeira vez ele disse que tinha tirado um enorme peso por não ser mais campeão, agora ele tirou o peso de uma recuperação muito longa e dolorosa. Por isso caiu aos prantos com o anúncio do resultado.

Ele já foi muito criticado acusado de ser arrogante, do alto de sua invencibilidade. Agora, fez questão de agradecer todos os membros de sua equipe e abraçou um a um. Deu atenção aos fãs, tirou fotos, deu autógrafos. Realmente mostrou que era um novo Anderson Silva.

O Spider humano agora vai ficar com sua família e encarar a maior de suas batalhas: a do seu amor pelo esporte contra os pedidos em casa para que ele pare de lutar. E ele já deixou claro que será um combate muito complicado.

LEIA MAIS
Anderson Silva diz que pode parar de lutar após pedido emocionado do filho
Anderson exalta garra de Diaz mesmo após muita provocação: "É o melhor"
Seriedade e atenção ao córner. As novidades de Anderson Silva na volta
Anderson Silva explica choro após luta: "Passei por muita coisa neste ano"

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA