Topo

Na Grade do MMA

Por que Ronda Rousey é o maior nome do UFC neste momento

Jorge Corrêa

27/02/2015 06h01

Mulheres lideram UFC, com volta de Ronda e estreia de multicampeã de boxe
Tudo bem que essa luta principal caiu seu colo com a lesão de Chris Weidman e o adiamento da luta contra Vitor Belfort, mas não é pouca coisa Ronda Rousey liderar pela terceira vez um card de pay-per-view do UFC – principalmente se pensarmos que três anos atrás não havia qualquer vislumbre de mulheres atuando na franquia.

A quinta defesa do cinturão pelo galo feminino neste sábado vai escancarar, e colocar à prova, o status de Ronda. A reboque do que vem acontecendo com importantes lutadores, a moça não ostenta apenas o título de sua categoria, mas também poderia encher a boca para dizer que é o maior nome do UFC neste momento.

Quando chegou ao UFC, ela teve de batalhar seu espaço neste panteão com atletas tarimbados, como Georges St-Pierre. Anderson Silva e Jon Jones. Os dois primeiros ficaram pelo caminho em 2014, quando ela pode solidificar sua presença no evento. Foi enfileirado vitórias, se tornou um dos rostos mais conhecidos do MMA, virou atriz de filmes de ação em Hollywood, fez ensaios sensuais e foi até técnica do TUF.

Mas sua postura vencedora, suas atuações deslumbrantes (como uma vitória em 16s em uma disputa de cinturão), a maneira como defende o esporte fizeram com que ela chegasse a esse ano em alta. O que não contavam era com os problemas que outros astros enfrentariam. GSP continua aposentado, Jon Jones foi flagrado em um antidoping com cocaína e Anderson Silva está prestes a ser julgado por uso de anabolizantes.

O Staples Center, em Los Angeles, será o palco perfeito para Ronda brilhar como nunca, ainda mais tendo a dura Cat Zingano como adversária. Além de virarem adversárias diretas em caso de mais uma vitória – seria a 11ª de uma carreira invicta – ela sairá de vez da sombra dos antigos astros que estão em má fase.

Neste momento, a medalhista olímpica tem uma trajetória sem tropeços, dentro e fora do octógono. Mas agora, ela precisa provar que pode vender como os grandes nomes que já passaram pelo Ultimate ou estão em baixa. No que depender de Dana White e seus pares, Ronda ainda baterá recordes de audiência e de pay-per-view. Só falta isso para ela.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA