Topo

Na Grade do MMA

Jon Jones não é novidade. A história dos cinturões retirados pelo UFC

Jorge Corrêa

18/05/2015 12h00

Pouco mais de um mês antes de defender o título dos meio-pesados pelas nona vez consecutiva, Jon Jones teve seu cinturão retirado do UFC por ter se envolvido em um acidente de carro em que deixou uma vítima sem socorro. Dana White achou por bem que o norte-americano não fosse mais campeão para que pudesse se defender e descobrir o que quer fazer da sua vida daqui para frente.

Mas não é exatamente uma novidade o fato de o Ultimate retirar o cinturão de um de seus campeões. Jones foi o décimo com que isso aconteceu e agora verá um novo campeão sair da luta entre Daniel Cormier e Anthony Johnson no UFC 187, neste sábado. Vou contar nesta lista abaixo quem são os outros nomes e os mais variados motivos para isso.

Randy Couture – janeiro de 1998, cinturão dos pesados – O astro norte-americano teve seu primeiro cinturão retirado depois de conquistá-lo ao vencer Maurice Smith no UFC Japan, em 1997. O motivo foi uma disputa contratual que o levou a assinar com o evento japonês Rings. Ele voltou a ser dono do mesmo cinturão no UFC 28, em novembro de 2000.

Jens Pulver – janeiro de 2002, cinturão dos leves – Perdeu o título conquistado ao derrotar Caol Ono em fevereiro de 2001. Depois de duas defesas, não entrou em acordo ao tentar renovar com o UFC e acabou demitido. Voltou ao UFC em setembro de 2006, mas nunca mais foi campeão.

Josh Barnett – março de 2002, cinturão dos pesados – Venceu Randy Couture no UFC 36, mas não ficou com o título por ter testado positivo em um antidoping pelo uso de esteroide anabolizante. Voltou ao Ultimate apenas em agosto de 2013.

UntitledMurilo Bustamante – outubro de 2002, cinturão dos médios – Conquistou o título ao bater Dabe Menne, mas depois de uma defesa contra Matt Lindland, ficou sem o cinturão para pode assinar com o evento japonês Pride. Nunca mais voltou para o UFC.

Tim Sylvia – setembro de 2003, cinturão dos pesados – Levou seu primeiro título ao derrotar Ricco Rodriguez no UFC 41 em fevereiro de 2003, mas teve o cinturão retirado ao ser pego em um antidoping por anabolizante na defesa contra Gan McGee. Voltou a ser campeão do Ultimate em abril de 2006.

BJ Penn – maio de 2004, cinturão dos meio-médios – Pouco mais de 100 dias depois de finalizar Matt Hughes e ficar com o título, teve o cinturão retirado por assinar com o K-1 e querer lutar simultaneamente pelo dois eventos. Voltou para o UFC e foi campeão dos leves em janeiro de 2008.

Frank Mir – agosto de 2005, cinturão dos pesados – Conquistou o título ao derrotar Tim Sylvia em junho de 2004, mas ficou sem o cinturão depois de sofrer um grave acidente de moto que o deixou muito tempo longe do octógono. Voltou a ser campeão interino da categoria em dezembro de 2008.

Sean Sherk – dezembro de 2007, cinturão dos leves – Tornou-se campeão ao derrotar Kenny Florian, mas foi outro a perder o título após a primeira defesa, contra Hermes França, por ter sido flagrado em um exame antidoping com anabolizante. Voltou ao UFC e disputou o título contra BJ Penn, mais foi derrotado.

Dominick Cruz – janeiro de 2014, cinturão dos galos – Chegou ao UFC já como campeão da categoria, trazendo o título do absorvido WEC. Defendeu duas vezes, até enfrentar uma série de lesões que o deixaram fora do octógono por quase três anos. Fez uma luta e se machucou novamente.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA