Topo

Na Grade do MMA

Como a vinda de Ronda coloca o UFC no Brasil em novo patamar

Jorge Corrêa

29/07/2015 18h08

Em agosto deste ano completa-se quatro anos desde a primeira vinda do UFC ao Rio de Janeiro e a estreia do evento no Brasil com os atuais donos. Foi uma experiência ousada em um evento de grandes proporções e, com seu sucesso avassalador, abriu as portas para a expansão do Ultimate por aqui. Agora, com o card deste sábado, a franquia está pronta para iniciar uma nova fase no país.

Ter a campeã peso galo Ronda Rousey como principal estrela do UFC Rio deixa clara a posição da franquia: o Brasil está em um novo patamar. Mas qual seria ele? "Tê-la aqui, estrangeira e mulher, como estrela da noite, mostra a maturidade do público brasileiro", resumiu Giovani Decker, chefão do UFC no Brasil.

Vou explicar essa maturidade. Até agora, os eventos do Ultimate em terras brasileiras eram ancorados exclusivamente por astros nacionais, como Vitor Belfort, Mauricio Shogun, Lyoto Machida, Demian Maia, Rodrigo Minotauro e, principalmente, Anderson Silva – menina dos olhos do UFC por muito tempo e principal responsável pela expansão da marca por aqui.

Com o início da decadência natural destes nomes, era o momento de dar um passo adiante: ter um estrangeiro brilhando aqui. Ronda Rousey é a primeira não-brasileira a protagonizar um evento nacional. Claro que ela terá Bethe Correia como rival, mas a potiguar não tem um décimo do brilho da norte-americana. Ela tem potencial, claro, mas para ele ser cumprido imediatamente, Bethe precisa de uma improvável vitória neste sábado. Neste momento, a campeã atrairá muito mais público e atenção que a desafiante brasileira.

Este UFC Rio ainda é predominante nacional, como nomes como Shogun, Minotauro e Minotouro, mas a luta principal deixa clara essa movimentação. O próximo passo é ter lutas apenas entre astros gringos liderando um card. "O dia vai chegar com o crescimento do esporte. Os brasileiros serão fãs dos lutadores estrangeiros, e poderemos fazer uma luta principal com atletas não-brasileiros", previu Dana White, lá em 2012.

O que vimos no treino aberto nesta quarta-feira no Rio de Janeiro deixou claro que o "Efeito Ronda Rousey" no Brasil é algo real e está em andamento. A torcida toda que foi à praia do Pepe, na Barra da Tijuca, estava lá para ver a norte-americana. Vi cenas de histeria que apenas Anderson Silva tinha protagonizado em passagens anteriores do UFC no Brasil.

Entre gritos, choros e selfies, a campeã peso galo feminino ficou surpresa com a recepção que teve. Mais que isso, tomou total controle da situação e deve utilizá-la muito bem a seu favor. O torcedor brasileiro está pronto para ficar ao lado de uma lutadora estrangeira. O futuro do esporte no país agradece.

Serviço – O UFC 190, na HSBC Arena, Rio, conta com a disputa de cinturão peso galo do UFC entre a campeã Ronda Rousey e a desafiante, também invicta, Bethe Correia, além de ter o duelo de técnicos do TUF Minotouro x Maurício Shogun, numa revanche do Pride, as duas finais do reality show e astros como Demian Maia, Minotauro e Pezão. A noitada começa às 20h, com o card preliminar. O principal tem início às 23h, com sete lutas. A Rede Globo anuncia o evento ao vivo a partir das 0h10, com quatro combates na íntegra. O Placar UOL acompanha todos os detalhes do evento.

Card principal:
Galos Feminino (cinturão): Ronda Rousey x Bethe Correia
Meio-pesados (técnicos do TUF): Minotouro x Maurício Shogun
Leves (final do TUF): Glaico França x Fernando Bruno
Galos (final do TUF): Reginaldo Vieira x Dileno Lopes
Pesados: Stefan Struve x Minotauro
Pesados: Pezão x Soa Palelei
Palhas feminino: Claudia Gadelha x Jessica Aguilar

Card preliminar:
Meio-médios: Demian Maia x Neil Magny
Meio-pesados: Rafael Feijão Cavalcante x Patrick Cummins
Médios: Warlley Alves x Nordine Taleb
Galos: Iuri Marajó x Leandro Issa
Médios: Vitor Miranda x Clint Hester
Galos: Hugo Wolverine x Guido Cannetti

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA