Topo

Na Grade do MMA

UFC enfim diz por que 'tirou o doce da boca' de Tate e mudou rival de Ronda

Maurício Dehò

10/09/2015 09h45

Logo que acabou o UFC 190 e Ronda Rousey ainda sentia a adrenalina de vencer Bethe Correia baixar, a organização anunciou que sua próxima luta seria um terceiro encontro com Miesha Tate, rival que ela bateu uma vez no Strikeforce e outra no Ultimate. Mas, Dana White e companhia "tiraram o doce da boca da criança" e, em agosto, mudaram tudo: anunciaram Holly Holm como nova desafiante ao cinturão dos galos.

A situação foi vista como indelicada com Miesha – até Ronda falou sobre o terceiro combate entre elas. A lutadora admitiu que só soube pela imprensa que estava fora do combate valendo o título. Agora, enfim Dana White abordou o tema e, meio que com um tom de desculpas – mas reiterando seu ponto -, explicou o por quê da confusão.

"Ela perdeu duas vezes para Ronda. E temos Holly Holm, campeã de todas as organizações do boxe. Se você olha para seu tamanho, para seus chutes, todos os seus atributos… Holly Holm foi trazida para o UFC para enfrentar Ronda Rousey. Essa luta faz sentido", afirmou White, ao UFC Tonight, programa da FOX Sports 1, dos EUA.

"Para Miesha, neste ponto de sua trajetória ter uma terceira derrota para Ronda poderia acabar com sua carreira", explicou ele. "Eu sei que parece que Miesha ficou mal por causa disso tudo, mas, olhando para isso realisticamente, Miesha já perdeu duas vezes para Ronda. Miesha terá de nocautear mais um par de garotas para voltar a enfrentá-la.

Bom, no fim, Dana White falou justamente o que a maioria havia dito quando ficou sabendo que Miesha Tate teria sua terceira chance contra a principal estrela da organização. Ainda que venha de quatro vitórias seguidas e tenha o melhor cartel entre as mulheres da organização, não era o melhor dos cenários.

Ao mesmo tempo, Ronda já venceu quase todas as suas rivais. Sobrou assim Holly Holm, que tem esse brilhante histórico no boxe, mas é pouco rodada no UFC. Lutou apenas duas vezes, venceu ambas por pontos, mas nenhuma das rivais estava entre as melhores ranqueadas. Assim, nem Holm está, teoricamente, à altura de Ronda neste momento.

Resumindo, este é o problema de se ter uma campeã tão dominante, que praticamente varreu sua categoria e que não aceita subir alguns quilos para enfrentar Cris Cyborg…

PS: Miesha Tate deve enfrentar Amanda Nunes no UFC 194, em dezembro.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA