Topo

Na Grade do MMA

Comissão reduz banimento para 3 anos, e Wanderlei pode voltar em 2017

Jorge Corrêa

17/02/2016 17h05

Mesmo tendo anunciado uma possível aposentadoria do MMA, Wanderlei Silva já pode vislumbrar um retorno ao esporte em que fez fama. Isso porque a Comissão Atlética de Nevada, em audiência realizada nesta quarta-feira em Las Vegas, reduziu o banimento eterno do lutador para uma suspensão de três anos. Com isso, ele poderia voltar a lutar em maio de 2017.

A entidade ainda retirou uma multa de US$ 70 mil, aplicada na época, e disse que ele terá de passar por uma série de exames antidoping antes de ter uma nova licença.

O ex-campeão do Pride teve essa pesada punição por ter fugido de um exame antidoping que seria realizado pela entidade em maio de 2014 – época em que se preparava para uma possível luta contra Chael Sonnen, que nunca aconteceu. Ele se defendeu dizendo que como não tinha pedido licença para lutar, não precisaria realizar o teste. Depois, revelou que estava tomando um diurético – substância proibida – alegando que tratava uma lesão na mão.

A comissão viu essa fuga como um desrespeito enorme ao código antidoping e deu a pesada punição ao lutador, muito maior, por exemplo, que os dois anos de gancho que Chael Sonnen pegou na mesma época em uma reincidência de doping. Agora, esse equivoco está razoavelmente minimizado.

Vale ressaltar: essa punição só vale, na teoria, para o estado de Nevada, porém essa comissão é dada como farol para todas comissões atléticas dos Estados Unidos e de outros países com comissões similares, como Brasil ou Canadá. Ele dificilmente conseguiria licença para lutar neste lugares.

Sua única esperança de voltar antes disso seria, por exemplo, lutar em lugares ou eventos que ignorariam essa punição. O melhor caso seria o Rizin, no Japão. O próprio dono do evento já relevou ter interesse no brasileiro para casar um combate contra o russo Fedor Emelianenko.

Recentemente, depois de fazer um pedido público de desculpas por ter acusado o UFC de armar lutas, Wanderlei foi liberado por seus antigos empregadores e agora está livre para assinar com qualquer franquia.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA