Topo

Na Grade do MMA

O que Werdum precisa fazer para manter o cinturão dos pesados

Jorge Corrêa

14/05/2016 06h01


Post com parceiro Danilo Lavieri

Não dá para esconder a evolução de Fabrício Werdum nos último anos. De lutador unidimensional que apostava apenas no jiu-jítsu para um dos atletas mais completos na atualidade no UFC. Não foi por acaso que ele conquistou o cinturão dos pesados passando com facilidade por Cain Velasquez.

Agora, ele tem um desafio importante na maior luta de sua vida. Não que seja o maior adversário que já teve – afinal, passou por Cain, Minotauro e até Fedor Emelianenko. Mas ele terá a chance de se firmar campeão diante de mais de 45 mil brasileiros na Arena da Baixada.

Não será das lutas mais simples que ele terá pela frente. Stipe Miocic tem apenas duas derrotas em sua carreira, para Stefan Struve e Junior Cigano, e vem em um caminho consistente. Para conseguir essa chance de disputar o cinturão, vem de duas vitórias consistentes. Espancou Mark Hunt por cinco round e passou fácil por Andrei Arlovski, com um nocaute em apenas 54 segundos.

Para se manter com o cinturão, Werdum precisa apenas manter a mesma calma e técnica de seus últimos combates e estar com sua defesa de queda em dia.

Miocic não se dá bem contra lutadores que colocam pressão para cima dele o tempo todo. Ele precisa de espaço para trabalhar seu wrestling e para achar o golpe perfeito para nocautear seu adversário. O brasileiro precisa se manter ocupado o tempo todo e não dar esse tipo de brecha para Stipe.

Mesmo tendo melhorado muito na trocação, talvez o melhor caminho para Fabrício seja encurtar para tentar derrubar Miocic e buscar uma finalização. Cansar seu rival para estrangulá-lo com mais facilidade, como fez com Velasquez, quando unificou os cinturões da categoria.

Com sua experiência de 38 anos e todo o repertório que conquistou nos últimos anos treinando com o mestre Rafael Cordeiro, Fabrício Werdum tem todas as ferramentas necessárias para dominar e vencer Stipe Miocic como quiser, nocauteando, finalizando, ou por pontos com facilidade.

Serviço: O evento completo do UFC 198 será transmitido apenas pelo canal em pay-per-view Combate. O card principal também passará ao vivo na TV Globo. O Placar UOL Esporte fará o acompanhamento lance a lance de todos os combates a partir das 19h30.

Card principal (a partir das 23h)
Fabrício Werdum (c) x Stipe Miocic
Ronaldo Jacaré x Vitor Belfort
Cris Cyborg x Leslie Smith
Maurício Shogun x Corey Anderson
Warlley Alves x Bryan Barberena

Card preliminar (a partir das 19h30)
Demian Maia x Matt Brown
Thiago Marreta x Nate Marquardt
John Lineker x Rob Font
Patrick Cummins x Rogério Minotouro
Francisco Massaranduba x Yancy Medeiros
Serginho Moraes x Luan Chagas
Renato Moicano x Zubaira Tukhugov

Receba notícias de MMA pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: +55 11 94546-6166 (não esqueça do "+55″); 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, escrevendo só: aldo10

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA