Topo

Na Grade do MMA

Por que Ronda Rousey é imbatível no UFC

Jorge Corrêa

03/03/2015 06h01


Por mais impressionante que possa ter sido ver Ronda Rousey vencer Cat Zingano em 14 segundos (ou seriam 12 segundos?), isso não foi por acaso. Assim como não é por acaso a carreira impecável da norte-americana no MMA, com 11 vitórias, sendo 10 no primeiro round. Vou elencar abaixo os motivos para essa invencibilidade da campeã peso galo do UFC.

Filha da mãe dela – Ronda é filha da primeira campeã mundial de judô dos Estados Unidos, AnnMaria De Mars. A competição e o instinto de competitividade estão da vida da campeã desde que ela nasceu. Ela foi criada e educada desta maneira, para ser uma vencedora sem erros. Sua mãe não faz questão nenhuma de esconder a pressão que colocou sobre a filha.

Judô – Rousey é uma artista marcial desde que nasceu. Ela aprendeu as primeiras lições de judô ao dar os primeiros passos e essa foi sua vida por toda juventude e início da vida adulta, passando por uma medalha olímpica. Isso fez com que ela adaptasse com primazia as técnicas do judô para o MMA. Suas quedas deixam isso muito claro.

Passado olímpico – Ter passado pelos Jogos Olímpicos, com direito a um bronze em Pequim-2008, marcou muito Ronda. Fez com que ela ficasse marcada para sempre com os preceitos da esportividade. Ela leva a competição mais a sério que a maioria das pessoas – e se cobra muito por isso. Além de ter uma forte ressalva com o uso de doping, exigindo o mesmo padrão de testes que ela passou na carreira como judoca.

Mental e fisicamente forte – Muito por conta da educação que teve e da pressão que sua mãe lhe passou, ela formou uma mentalidade vencedora muito forte. Ela não se permite perder – isso ficou claro quando foi técnica do TUF. E ela sabe que para continuar vencendo, também precisa ser fisicamente forte. Uma coisa puxa a outra. Assim, ela tem poucas lesões e quase nunca está parada.

Louca por treino – É difícil acreditar que qualquer outro lutador do UFC treine mais que Ronda Rousey. Ele assume que é quase uma psicopata quando se falar em treinar MMA. Mesmo quando está trabalhando como atriz em algum filme, ela treina. A campeã só tira folga durante o trabalho específico para suas lutas no UFC, já que ela é obrigada para conseguir se recuperar.
Lapidada como diamante – Desde quando era judoca, até agora como campeã do UFC, todos os seus treinadores lapidaram sua técnica sabendo de seu potencial. Nada foi desperdiçado, nenhum treino foi em vão. Isso refinou muito suas armas.

Evolução na trocação – Quando todos achavam que Ronda Rousey era a lutadora de um golpe só (a chave de braço que vamos falar abaixo), ela passou a nocautear adversárias e mostrar uma trocação impressionante. Isso é trabalho de seu treinador Edmond Tarverdyan, ex-campeão no boxe e que chegou a fazer pouco caso quando a garota apareceu pela primeira vez em sua academia em Glendale, Califórnia.

Chave de braço – O judô, que treinou por toda sua vida, deu a Ronda um golpe perfeito e quase impossível de escapar. Ela ter vencido nove de suas 11 lutas com chaves de braço mostra que, mesmo suas rivais sabendo da eficiência dessa alavanca, ainda assim não conseguem fazer nada para se defender dela. Ninguém na história do MMA conseguiu usar uma técnica com de maneira tão infalível quando ela.

Baixo nível das rivais – Ronda Rousey já mostrou que está técnica e fisicamente muito acima de todas as adversárias que já enfrentou, inclusive Cat Zingano, que era apontada como o maior perigo que ela já teria passado. Agora, com a categoria praticamente limpa pela campeã, é difícil acreditar que quem sobrou no UFC possa fazer frente a ela, seja Bethe Correia, seja Holly Holm.

Ainda não enfrentou Cyborg – O grande desafio de Ronda não está no UFC. Ela ainda espera que Cris Cyborg aponte para a possibilidade conseguir descer de categoria. Enquanto a brasileira pedindo um combate em peso casado ou dizer que não tem condições de ir dos seus 66kg para os 61kg de Rousey, essa luta não vai sair. Mas uma coisa é fato: ela ainda não enfrentou ninguém com a força e a potência de Cyborg.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA