Topo

Na Grade do MMA

É hora de superar: Saída de McGregor corrige erro esportivo do UFC 200

Jorge Corrêa

27/04/2016 06h01

UFC welterweight Conor McGregor, left, is held back by Dana White while charging opponent Nate Diaz during the UFC 196 weigh ins at the MGM Grand Garden Arena in Las Vegas on Friday, March 4, 2016. (L.E. Baskow/Las Vegas Sun via AP) LAS VEGAS REVIEW-JOURNAL OUT; MANDATORY CREDIT ORG XMIT: NVLVS107

UFC welterweight Conor McGregor, left, is held back by Dana White while charging opponent Nate Diaz during the UFC 196 weigh ins at the MGM Grand Garden Arena in Las Vegas on Friday, March 4, 2016. (L.E. Baskow/Las Vegas Sun via AP) LAS VEGAS REVIEW-JOURNAL OUT; MANDATORY CREDIT ORG XMIT: NVLVS107

Juro que me impressiona o chororô de fãs e imprensa internacional de MMA com a saída de Conor McGregor do UFC 200, depois de ele ter se recusado a participar na semana passada dos eventos de divulgação da luta que faria contra Nate Diaz.

Na época em que essa revanche começou a ser ventilada, a primeira reação foi de surpresa. Afinal, seria uma luta principal que não valeria cinturão e em uma categoria a que nenhum dos dois atletas realmente pertence. Isso para o principal evento do Ultimate no ano e para atender a um capricho do campeão dos penas, que queria vingança.

Com a confirmação do combate, assim como a oficialização de outras duas lutas valendo cinturão sem estarem na vaga principal do UFC 200, começou a existir um clima de "ah, tudo bem, acho que esse Nate x Conor 2 até pode ser legal". O fato de uma "luta do dinheiro" se sobrepujar a outras esportivamente mais importante passou a parecer normal.

Dana White e seus pares, apesar de às vezes fazerem casamentos duvidosos de algumas lutas valendo o cinturão, quase sempre tinham um pé no lado esportivo. Era difícil de imaginar um combate como esse, sem valer título, na luta principal do UFC 200. Para se ter uma comparação, no UFC 100 as duas lutas principais tiveram disputas de títulos e com os dois maiores astros da companhia na época: Brock Lesnar e Georges St-Pierre.

Essa saída de Conor McGregor corrige esse erro esportivo do UFC. Agora, teremos com certeza um combate valendo título.

Muitos vão falar que nenhum desses dois combates venderia tão bem quando a revanche entre Conor e Nate. Mas pelo menos vamos ter algo justo e que coloca o MMA à frente do dinheiro. Chegou a hora de todos superarem essa saída. Acho difícil que Dana White dê o braço a torcer neste momento. Seria demonstrar muita fraqueza contra um "rival" poderoso.

ATUALIZAÇÃO: Agora de manhã o UFC anunciou em um programa matinal de TV dos EUA a nova luta principal do UFC 200: Daniel Cormier, campeão linear dos meio-pesados, encara o campeão interino Jon Jones, para concretizar a luta que deveria ter ocorrido no UFC 197 – no último fim de semana – mas que caiu por lesão de Cormier.

_______________________________________

Receba notícias de MMA pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: +55 11 94546-6166 (não esqueça do "+55"); 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, escrevendo só: aldo10

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA