Topo

Na Grade do MMA

Amanda vê Ronda limitada e revela treinos de judô como antidoto

Jorge Corrêa

22/10/2016 06h01


Uma das mais aguardadas voltas no UFC foi definida depois de meses de mistério. A ex-campeã Ronda Rousey retorna ao octógono mais famoso do mundo para disputar o cinturão. Mas terá pela frente uma missão muito dura – talvez a mais dura de toda sua carreira. Para reaver o ouro da categoria peso galo feminino, terá de passar pela brasileira Amanda Nunes.

E a baiana simplesmente vê essa luta como a maior chance de sua vida, a chance de mostrar para o mundo por que se tornou campeã do UFC. E já tem a fórmula para isso. "Acho que essa vai ser uma luta vencida por quem conseguir pensar mais rápido nas situações", resumiu.

Em entrevista exclusiva ao blog, Amanda falou sobre sua preparação para esse combate e como espera que ele vá decorrer no UFC 2017, em 30 de dezembro, na nova arena de Las Vegas. Ela ainda falou sobre sua nova rotina como campeã e da superluta que Dana White quer casar entre Ronda e Cris Cyborg.

O que mudou depois que você se tornou campeã? Acho que só dou mais entrevista (risos). É tranquilo, tenho cabeça no lugar, pensar em tudo que posso investir. Vou continuar a mesma Amanda, isso só vem para somar. Todo um trabalho que eu venho fazendo, quando comecei aqui, vou administrar.

Como é lidar com a pressão de ser a rival da Ronda na volta dela depois de todo esse tempo? Eu nasci para isso, treinar sempre foi um prazer. Vou estar preparada para tudo que a Ronda colocar naquele dia. Estou afiando minha trocação, minhas defesas de queda de judô, estou treinando muito wrestling. Vai ser perfeito porque o jogo dela casa muito que o meu. Quando comecei a treinar jiu-jitsu, também treinei muito judô, sei as combinações e como defender quedas de quadril. Acho que essa vai ser uma luta vencida por quem conseguir pensar mais rápido nas situações.

Você acha que esse mais de ano que ela ficou sem fazer uma luta no UFC é vantagem para você, pela possível falta de ritmo, ou pode ser vantagem para ela, pois ninguém sabe como ela treinou ou o que pode ter mudado no jogo dela? Eu já sei como a Ronda vai vir. Ou ela vem como contra a Holly ou vem mais recatada. Não tem outro jeito. Ela não vai sair do nível em que estava quando perdeu ou mudar muito de quando estava ganhando. Ela não vai dar meia-lua, não vai vir com joelhada voadora. Ela é bem limitada, não sabe fazer essas coisas. Certeza que vai tentar me agarrar, que foi como ela vinha ganhando das outras meninas. Duvido que ela vai vir toda aberta como contra a Holly. Mas vou estar preparada para qualquer Ronda, vou esperar a melhor Ronda. Não vou brincar com ela.

Dana White está falando muito sobre uma possível superluta da Ronda contra a Cris Cyborg se ela te vencer. Isso te motiva ainda mais para vencer essa luta? Você faria esse combate com a Cris? Eu vou ganhar da Ronda com certeza. Se vou estragar, não sei, porque acho que mesmo com ela perdendo, a Cris vai querer fazer essa luta. Mas eu luto na categoria 135 (libras, peso galo), nunca pensei em subir ou fazer uma luta em peso casado. Não gosto dessa ideia de fazer combate fora do peso que meu corpo já está acostumado. Meu corpo já está adaptado, teria de treinar para ficar mais pesado. Meu foco é aqui, hoje em dia ainda tem muitas meninas para eu enfrentar nessa categoria, muita gente surgindo e crescendo. Quando não tiver mais ninguém, posso pensar nisso. Mas acho que Ronda e Cris vão se enfrentar de qualquer jeito.

Por que você acha que a Cat Zingano entrou em um bate boca com você depois que a luta com a Ronda foi marcada? Sabia que até a número 20 do ranking ia meter o pau (risos). Eu esperava isso. Ela teve a chance dela, não aproveitou, fez o que ela fez, perdeu a chance até de perder de uma forma melhor. Todas vão falar mesmo, eu falei também, acho que isso é normal. Todo mundo quer tentar o title shot, quer ser campeã. Cada um tem um momento, tem de fazer merecer, ela vem de duas derrotas, era para estar caladinha para esperar a chance de respirar a divisão. Depois da minha derrota para ela apenas subi, essa é a diferença de uma campeã de verdade, se levantar das cinzas.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA