Topo

Na Grade do MMA

Entenda por que o cubano Hector Lombard deve ser o próximo rival de Anderson Silva no UFC

Jorge Corrêa

15/07/2012 06h01

Quem acompanha o MMA há pouco tempo ou quem é mais próximo apenas do UFC deve ter estranhado quando esse nome surgiu: Hector Lombard. Cubano naturalizado australiano, mas atualmente morando nos EUA, ele está com a faca e o queijo na mão para ser o próximo rival de Anderson Silva na disputa do cinturão dos médios.

>> Siga o blog no Twitter: @NaGradedoMMA
>> Leia todas as notícias de lutas no UOL Esporte

Mas como um cara tão pouco conhecido pode estar tão próximo de lutar pelo cinturão do principal nome do esporte? É isso que o blog vai explicar agora.

Aos 34 anos, Lombard faz sua estreia no UFC neste sábado, depois de anos de sondagens e especulações. Ele enfrenta Tim Boetsch na edição 149 no Canadá e Dana White já avisou que se vencer e vencer bem, será rival do campeão dos médios.

Essa rápida, para não falar imediata, ascensão do cubano acontece principalmente por um motivo: a falta de rivais para Anderson Silva entre os médios do UFC. Com o brasileiro enfileirando vitórias, Dana White se vê obrigado a buscar lutadores de outros eventos para preencher essa lacuna.

Já aconteceu processo semelhante com Georges St-Pierre, entre os meio-médios. Também sem rivais, Dana trouxe Jake Shields, campeão do Strikeforce, para enfrentá-lo, o que aconteceu após apenas uma luta no UFC. (GSP venceu Shields em 2011.)

Hector Lombardi vem referendado por um belíssimo cartel e pelo cinturão dos médios do Bellator, principal torneio concorrente do Ultimate na atualidade. Ele tem 35 lutas profissionais com 31 vitórias, sendo 17 por nocaute e 7 por finalização. São apenas duas derrotas, ambas pelo Pride. Mais que os bons resultados e os títulos, ele tem grandes atuações que chamaram a atenção do UFC.

Vou falar agora um pouco de sua história nas lutas. Judoca de origem, desertou da seleção de Cuba em 2000 depois de disputar a Olimpíada de Sydney e ficou na Austrália, onde até se naturalizou. Lá se tornou faixa-preta de jiu-jítsu e iniciou sua carreira no MMA e conquistou muitos títulos. Atualmente, mora nos Estados Unidos onde treina na famosa equipe American Top Team, comandada por brasileiros.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA