Topo

Na Grade do MMA

Anderson chega a 1 milhão de seguidores no Twitter - o ano que levou o Spider ao estrelato

Jorge Corrêa

08/01/2012 14h08

Quase onipresente na mídia brasileira nos últimos meses, é até difícil de lembrar que um ano atrás Anderson Silva já era o maior campeão do UFC, no entanto não tinha quase nenhum reconhecimento do grande público do país se comparamos com o que existe hoje.

Mas a marca de 1 milhão de seguidores no Twitter alcançada neste domingo, apenas dez meses depois de lançada sua conta (@SpiderAnderson), mostra a virada na carreira do lutador em 2011.

Nota do blog: O Anderson não é uma Lady Gaga (recordista de seguidores com 17 milhões), nem um Kaká (esportista com maior número de seguidores com 7 milhões), mas com seu 'milhãozinho', o Spider é o líder disparado entre lutadores do UFC, com quase o triplo do segundo colocado, o canadense Georges St-Pierre (@GeorgesStPierre)

Esse post no blog vai relembrar os pontos chaves do Spider nesse ano que acabou de terminar e que levaram o lutador a essa expressiva marca na rede social.

– Contratado pela 9ine: foi o pulo do gato na carreira de Anderson, pelo menos fora do octógono. Dias antes de enfrentar Vitor Belfort, foi anunciado que ele seria o primeiro cliente da 9ine, agência recém-criada por Ronaldo Fenômeno para cuidar da imagem de atletas.

– Nocaute histórico sobre Belfort: muito já era falado da capacidade do Aranha e dos shows que ele dava nas lutas, mas o que ele fez em Las Vegas o colocou de vez no holofote, ainda mais pelo encontro com Vitor ter sido chamado de 'luta do século'. Após 2min de amarração, Anderson deu um chute frontal certeiro no queixo do rival e chocou o mundo.

– Mudança de postura nas entrevistas: já mostrando o trabalho feito pela 9ine, Anderson deixou de lado a postura marrenta que vinha tendo em suas entrevistas anteriores. Deixou de ser monossilábico em suas respostas, passou a se arriscar mais no inglês e diminuiu rusgas que tinha com jornalistas estrangeiros.

– Volta do lado showman-dançarino-engraçadinho: quem acompanha a carreira de Anderson desde o começo sabia que ele não era marrento. Ele entrava nas lutas dançando Michael Jackson, sempre fazia imitações, cantava… Era apenas uma fase marrenta. E ele tratou de encerrá-la em 2011.

– Patrocínios e propagandas: com mais um empurrão da 9ine, Spider ganhou patrocínios e virou garoto-propaganda de importantes produtos no Brasil. Destaque para rede de fast-food Burguer King, que brincou com sua voz fina em um comercial de TV.

– Corinthians: com a ajuda de Ronaldo, o lutador inaugurou a fase dos clubes de futebol dando apoio ao MMA. Ele assinou com o Corinthians, seu time de coração, e passou a ser atleta da equipe do Parque São Jorge, onde terá uma academia.

– Show no UFC Rio: a apresentação oficial de Anderson Silva para o grande público foi de gala. Com transmissão em TV aberta pela RedeTV! em agosto, ele deu um verdadeiro show de luta contra o japonês Yushin Okami, o nocauteou e levou o público à loucura no Rio de Janeiro.

– Super(hiper?)exposição na TV: o fenômeno começou após a luta com Vitor e se intensificou com a vitória no UFC Rio. De acordo com levantamento feito pelo Blog do Maurício Stycer, Anderson esteve em nada menos que 13 programas de 5 emissoras, além de ter feito uma ponta em uma novela e um clipe com a Marisa Monte.

***************************
Para quem quiser seguir o blog no Twitter dele ou no meu pessoal:
http://twitter.com/NaGradedoMMA
http://twitter.com/jorgecorrea_

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA