Topo

Na Grade do MMA

Ronny Markes leva susto, mas vence e salva noite do Brasil em estreia de evento do UFC

Jorge Corrêa

16/02/2012 00h53

Depois de o Brasil ver duas derrotas, o potiguar Ronny Markes conseguiu salvar a noite do país na estreia do evento UFC on Fuel TV, que aconteceu nesta quarta-feira, em Omaha (EUA). O lutador da academia Nova União até levou um susto ao cair com um gancho, mas conseguiu se recuperar para vencer Aaron Simpson por pontos.

>> Siga o no Twitter: @NaGradedoMMA
>> Leia todas as notícias de lutas no UOL Esporte

O brasileiro começou melhor no combate, acertando pelo menos duas boas sequências de jab e diretos, que fizeram o norte-americano balançar. Mas então veio o grande susto. Simpson acertou um gancho que derrubou Markes, só que o potiguar conseguiu sobreviver aos golpes no chão e foi para o round seguinte.

Ronny se recuperou nos dois últimos períodos, mas não acertou tantos golpes contundentes. Ainda sim, dominou o adversário e não correu mais riscos. Foi o suficiente para conseguir a vitória por pontos, em decisão dividida dos juízes.

Na última luta do card preliminar, dura derrota para o Brasil. O carioca Vagner Rocha até começou bem o combate, mostrando-se concentrado, mas na primeira tentativa de queda, viu Jonathan Brookins bloqueá-lo e levá-lo ao chão. O norte-americano então foi muito eficiente no ground-and-pound e, com nove golpes, nocauteou o brasileiro.

Mas a noite já não tinha começado nada bem para o Brasil. Estreando no UFC depois de fazer toda sua carreira em torneios na Austrália, Bernardo Magalhães, o Trekko, sentiu o peso de pisar no octógono pela primeira vez e acabou sendo derrotado pelo norte-americano Tim Means, em decisão unânimes dos juízes.

Bem menor que o adversário, o brasileiro não encontrou a distância em nenhum momento do combate. Means aproveitou sua maior envergadura para castigar o rival com joelhadas e só não conseguiu o nocaute porque Trekko resistiu bem aos duros golpes. Mas foi um verdadeiro atropelo do americano.

*No combate principal, e sangrento, do evento, Jake Ellenberger dominou os dois primeiros rounds, mas viu seu gás acabar. Com isso, Diego Sanchez passou o carro no terceiro período, deixando o resultado nas mãos dos juízes, que deram vitória em decisão unânime a Ellenberger por 29 a 28.

*Na penúltima luta da noite, o gigante holandês Stefan Struve demorou para achar o lobisomem Dave Herman, mas acertou um gancho no segundo round e venceu a luta com um nocaute no ground-and-pound.

* Após uma trocação maluca no início, Stipe Miocic precisou de apenas de combate 47s para conectar um direto e nocautear Philip De Fries com uma série de golpes já no chão.

* T.J. Dillashaw tentou muitas vezes a finalização, mas não conseguiu. Mesmo assim, deu uma verdadeira surra em Walel Watson e venceu por pontos em decisão unânime dos juízes.

*Em uma luta muito empolgante e cheia de possibilidades, o hondurenho Ivan Menjivar agüentou bem os golpes do rival e finalizou o norte-americano John Albert com um mata-leão.

*Na segunda luta da noite, um combate equilibrado enquanto ficou de pé, mas Justin Salas conseguiu se impor nas quedas e no ground-and-pound para vencer Anton Kuivanen por pontos, em decisão unânime dos juízes.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA