Topo

Na Grade do MMA

Quem merece enfrentar Bendo pelo cinturão dos leves: Frankie Edgar ou Anthony Pettis?

Jorge Corrêa

27/02/2012 06h01

Depois de quase dois anos, os pesos leves do UFC tem um novo campeão. Benson Henderson conseguiu vencer mais uma batalha contra o agora ex-campeão da categoria Frankie Edgar e ficou com o cinturão. Até por ter sido uma luta apertada, assim que ela acabou começou o questionamento: quem deve ser o primeiro rival de Bendo em uma defesa de cinturão?

>> Dana White aposta em Frankie Edgar como "grande adversário" para José Aldo
>> Edgar mantém raça, mas dessa vez não foi suficiente: Bendo é o novo campeão do UFC
>> Ex-campeão do Pride nocauteia no card preliminar e acende torcida no UFC Japão

Os dois principais nomes nessa disputa saíram do UFC Japão deste sábado: o próprio Frankie Edgar e o ex-campeão dos leves do WEC Anthony Pettis. Vamos aos motivos de cada um.

Apesar do maior número de golpes sofridos e dos amplos ferimentos no rosto com que saiu do octógono, Edgar não aceitou a derrota para Bendo. Ele deixou a luta convicto de que venceu – dois dos juízes deram vitória a ele em apenas um round e outro deu em dois rounds.

>> Siga o no Twitter: @NaGradedoMMA
>> Todas as notícias de lutas no UOL Esporte

Frankie argumenta que merece a revanche pelo seu próprio histórico, já que teve de dar uma segunda chance imediata para BJ Penn e Gray Mainard. "Eu não estou tentando tirar a vez de ninguém que merece na disputa do título, mas eu tive de fazer duas revanches imediatas."

Do outro lado está Anthony Pettis, que se não fosse os acasos do destino, já teria disputado o cinturão dos leves do UFC. Na última edição do WEC no final de 2010, conquistou o título dos leves ao vencer o próprio Henderson, se credenciando para disputar uma unificação de títulos no Ultimate – que tinha acabado de anexar o WEC.

Mas um atraso na fila do UFC por conta do empate entre Edgar e Mainard, seguido por lesões dos dois antes da revanche, fez com que Pettis estreasse no UFC sem disputar o cinturão. Resultado: perdeu para Clay Guida e voltou para o fim da fila. Agora, conseguiu sua segunda vitória seguida e com um impressionante nocaute sobre Joe Lauzon no UFC Japão.

Após o evento deste sábado, o próprio Dana White apontou para uma revanche entre Henderson e Pettis. "Acho que Anthony vai conseguir [uma disputa de cinturão], mas vou deixar essa definição sob suspense", brincou o chefão do Ultimate.

"Lutar contra Henderson significaria tudo para mim. Era para eu ter disputado o cinturão no último ano, mas não aconteceu como deveria. Só que agora estou pronto. Sou o último que conseguiu vencê-lo, então faz sentido que aconteça a revanche", completou Pettis.

Quem agora corre por fora nessa disputa por uma luta contra Bendo é o vencedor de Nate Diaz x Jim Miller, que acontece em 5 de maio. Antes desse animado UFC Japão, estava praticamente certo que aconteceria isso. Mas não está mais.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA