Topo

Na Grade do MMA

Anderson cutuca de novo e amplia distância de seu agente americano após chegada de Ronaldo

Jorge Corrêa

09/03/2012 06h01

Até o início de 2011, era difícil dissociar a imagem de Anderson Silva da seu empresário nos Estados Unidos, o norte-americano Ed Soares. O agente não só cuidava da carreira do brasileiro, como ainda era a voz do Aranha – fazia as traduções e até as aliviava, principalmente no contato com a imprensa dos Estados Unidos. Mas essa relação já não é mais a mesma.

>> Siga o no Twitter: @NaGradedoMMA
>> Leia todas as notícias de lutas no UOL Esporte

Nessa semana, Anderson mais uma vez cutucou Ed Soares durante a coletiva de imprensa da pré-estreia do filme Como Água, que conta a história da primeira luta do brasileiro contra Chael Sonnen, em 2010. O empresário brincou com uma das já tradicionais falas de Sonnen criticando o Brasil, o que irritou o campeão dos médios do UFC.

"O problema é que o Ed Soares é americano. Eu treino artes marciais desde os oito anos, e você aprende que tem de fazer a reverência, tem de respeitar qualquer pessoa. Eles não tem isso. Ele foi infeliz no comentário dele, nós já conversamos sobre isso, mas o problema é que o Ed Soares é americano", afirmou o lutador durante o evento.

Essa é a segunda rusga séria que o Spider tem com Ed Soares no último ano, o que coincide exatamente com a chegada de Ronaldo na vida do lutador. Em fevereiro do ano passado, a agência do ex-jogador, a 9ine, vem cuidando da carreira e da imagem do campeão.

De lá para cá, além das próprias cutucadas do lutador, foi nítido o afastamento entre eles, mesmo em época de lutas. Não são mais vistos tão próximos, as fotos e cenas de abraços também não são mais corriqueiras como antes.

O distanciamento entre os dois começou no final do ano passado, quando Ed Soares foi flagrado em uma foto com seu arquirrival Chael Sonnen, em que os dois parecem estar brincando. A reação de Anderson foi imediata. "Isso é um problema, um grande problema. Eu não gosto desse cara e não gostei da posição do Ed naquela foto", disse na época.

Depois dessa declaração, Ed explicou para o blog no início desse ano que tudo não passou de um mal-entendido, que ele já tinha se explicado com Anderson e estava tudo bem entre eles, apesar de ele ter ficado muito irritado ao ser questionado sobre o assunto.

Não há como negar que Ed ainda essencial para Anderson, principalmente no que se trata das negociações com o UFC sobre lutas e novos contratos. Soares tem muito trânsito com a direção do evento. Por outro lado, Ronaldo e sua agência fizeram um trabalho assombroso com a imagem o lutador (onipresente na mídia brasileira no último ano) e mostraram que esse outro lado de sua carreira estava em segundo plano.

É possível que os dois lados continuem trabalhando lado a lado para o Spider, mas uma separação do lutador de Ed Soares, antes inimaginável, já não seria mais tão surpreendente.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA