Topo

Na Grade do MMA

Rio frustra sonho megalomaníaco, mas confirma maior UFC da história com 65 mil lugares

Jorge Corrêa

13/04/2012 16h15

Arte/Portal do Vale-TudoQuando Dana White anunciou que o UFC voltaria para o Rio de Janeiro para um evento em um estádio de futebol, muita gente se assustou com o número anunciado por ele: um show com 80 mil pessoas. Mas a prefeitura da capital fluminense já tratou de acabar com essa ideia megalomaníaca do torneio para o estádio do Engenhão em 23 de junho.

>> Siga o blog no Twitter: @NaGradedoMMA
>> Leia todas as notícias de lutas no UOL Esporte

Em conversa com o blog, membros da secretaria de turismo da cidade explicaram que o UFC 147 será liberado para um público máximo de 65 mil pessoas. Apesar de não ser o gigantesco número inicial, já baterá com sobra o recorde de pessoas do Ultimate, garantindo ao Rio o maior UFC de todos os tempos.

Publiquei no blog uma projeção de como deve ficar a distância do octógono do UFC para as arquibancadas do Engenhão. Confira como ficou a arte.

A secretaria, junto da organização, chegou a esse número depois de uma série de estudos preliminares sobre transporte e locomoção do público, áreas para receber estacionamentos, rotas de saída do local, entre outros. Esse público não é oficial, pois ainda há alguns estudos a serem concluídos, mas dificilmente será muito acima ou muito abaixo desse número.

A confirmação virá daqui duas semanas, em uma coletiva de imprensa.

Já era imaginado esse público recorde para o evento, mas tanto o UFC, quanto o Botafogo, dono do estádio, realmente confiavam em chegar a 80 mil. "Com 46 mil lugares na arquibancada, bateríamos tranquilamente 80 mil com as cadeiras no campo", explicou Sérgio Landau, diretor do clube carioca responsável pelo estádio.

"Acreditamos nisso tanto pelo espaço que temos, com experiência em outros eventos como os shows do Roger Waters e do Paul McCartney, quanto pela procura por ingressos. Se colocássemos 55 mil, venderia tudo, se for 65 mil também, 80 mil também. Mas o importante é poder dar conforto e segurança para todos que estarão lá", completou o dirigente, que, apesar de tudo, não quis confirmar para o blog os 65 mil.

Mas Landau fez questão de enaltecer a oportunidade que o clube está tendo de receber o evento. "Isso é o reconhecimento do nosso trabalho, de como temos uma arena apta a sediar um show desse porte. Ficamos muito felizes com essa chance e agora vamos mostrar ao mundo a capacidade que temos para grandes eventos."

>> Veja projeção do estádio do Engenhão com o octógono no centro
>> Fã clube brasileiro de Sonnen dá 6 motivos para torcer por ele

O maior UFC da história até hoje foi a edição 129, em abril do ano passado, quando a cidade canadense de Toronto recebeu 55.724 pessoas no estádio coberto Roger Centre.

O UFC 147 no Engenhão contará com a revanche entre Anderson Silva e Chael Sonnen pelo cinturão dos médios, além do reencontro entre Wanderlei Silva e Vitor Belfort, 14 anos depois. O evento também terá as finais do reality show The Ultimate Fighter Brasil.

(Crédito da imagem acima: Essa arte genial no alto do post foi feita pelos parceiros do Portal do Vale-Tudo para a edição desse mês da PVT Mag. Vale muito a pena conferir o trabalho dos caras, para quem ainda não viu.)

>> Dana White: Anderson x Sonnen no Rio será um dos maiores eventos esportivos do ano
>> Dana defende Brasil, diz que país sofre críticas injustas e que Sonnen estará seguro

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA