Topo

Na Grade do MMA

Drama pessoal não vira pieguice e carismáticos marcam episódio mais emocionante do TUF

Jorge Corrêa

14/05/2012 06h01

O oitavo episódio do reality show The Ultimate Fighter mostrou uma evolução do programa com uma edição mais madura. Depois de apelar em diversos momentos à emotividade barata, usando as histórias de vida dos lutadores, o show mostrou que mesmo quando os participantes têm dramas pessoais, não é necessário fazer uma edição piegas.

>> Confira tudo na página especial do TUF Brasil
>> Siga o blog no Twitter: @NaGradedoMMA

>> Leia todas as notícias de lutas no UOL Esporte

Na primeira oportunidade que teve de escolher um combate, Wanderlei Silva definiu as duas últimas quartas de finais dos pesos médios. Na luta desse episódio, se enfrentaram Thiago Bodão, da equipe de Vitor Belfort, contra Massaranduba. O último combate dessa primeira fase será entre Delson Pé de Chumbo, aluno do Wand, contra Serginho Moraes.

Os dois escolhidos para a luta desse episódio logo de cara mostraram que não tiveram vida fácil até chegar ao programa. Bodão teve um câncer quando criança, chegou a ser desacreditado pelos médicos e, ainda depois de curado, disseram que ele nunca poderia fazer esforço físico. Já Massaranduba teve de enfrentar dificuldades com sua família na roça, trabalhar "na lida", e até hoje sua mãe não aprova sua carreira de lutador.

Mas em nenhum momento a edição ficou pisando na história dos dois, e os próprios não usaram um discurso de superação e de autoajuda. Mas todos os participantes da casa ficaram tocados com o combate, por eles serem dois dos mais queridos da casa.

Massaranduba ganhou o público desde a estreia do TUF Brasil com seu jeito simples de falar. Virou sucesso imediato nas redes sociais e na casa é disparado o que tem mais carinho dos outros. Já Bodão apostou em seu jeito calmo fora do ringue, mas um leão treinando e lutando.

Dentro do octógono, a luta também foi na base da pura emoção. O comandado de Wanderlei foi melhor no primeiro round e começou melhor no segundo, principalmente no ground-and-pound, mas ficou nitidamente cansado. Com isso, Bodão se aproveitou e passou a castigar o rival junto da grade, com a luta indo para o terceiro round de desempate.

Então começou o drama. Exausto, Massaranduba não conseguia ficar em pé e o árbitro Mario Yamazaki dizia que ia encerrar o combate. Então Bodão começou a gritar "levanta! Levanta! Pensa na sua família!", mas seu adversário desistiu do combate por não ter mais forças.

Todos os participantes se emocionaram com aquele final, muitos choraram – principalmente Daniel Sarafian – mas a emoção estava nos participantes, não na edição. Lição aprendida.

>> Confira aqui todos os detalhes do episódio

Curtas do TUF Brasil: (1) O episódio começou com mais uma vez Wanderlei e Vitor discutindo por conta da luta entre os amigos Rony Jason e Gasparzinho. (2) Pequeno Gaspar teve dois momentos engraçados, um imitando o Wanderlei e outro correndo pelado pela casa e levando uma chinelada do Pé de Chumbo.  (3) Ah, as ações ridículas de merchandising…

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA