Topo

Na Grade do MMA

Lado "Cachorro Louco" amansado e ritmo de luta viram armas de Wanderlei contra Rich Franklin

Jorge Corrêa

21/06/2012 06h01

Desde os tempos do Pride, onde se tornou uma lenda do MMA, Wanderlei Silva ficou famoso por seu estilo explosivo de luta. Ele sempre partiu para cima mesmo, fosse contra Rampage, fosse contra o Cro Cop. Mas essa sua tática vinha complicando sua passagem pelo UFC e ele teve de mudar um pouco, o "cachorro louco" teve de ser amansado.

>> Siga o blog no Twitter: @NaGradedoMMA
>> Leia todas as notícias de lutas no UOL Esporte

Para a luta principal do UFC 147, que acontece neste sábado na cidade de Belo Horizonte, o brasileiro explicou que vai dosar esse seu estilo para enfrentar o norte-americano Rich Franklin. "Na arte do nocaute, você tem que sentir o momento, o momento aparece, é só ter paciência", explicou Wanderlei aos colegas que estão na capital mineira.

Ele tem motivos recentes para essa mudança de postura, mostrada desde de sua última luta. Em julho de 2011, voltando ao octógono depois de quase um ano e meio parado, Wanderlei resolveu partir para cima de Chris Leben, com tudo. Resultado? Foi nocauteado com apenas 27 segundos. Lição aprendida, ele foi bem cauteloso contra Cung Le em novembro passado e venceu por nocaute no final do segundo round.

Para um combate contra Rich Franklin, esse tipo de postura pode ser um grande diferencial para Wanderlei. O ex-campeão do UFC usa muito o contra-ataque, sabe aproveitar bem os momentos em que seus rivais baixam suas guardar para golpear.

Não vou nem entrar no mérito do brasileiro lutar em casa e ter toda a torcida do ginásio do Mineirinho, mas Wanderlei Silva tem outra grande arma contra Rich Franklin: o ritmo de luta. Por conta de uma lesão no ombro, a última vez que o norte-americano lutou pelo UFC foi em fevereiro do ano passado. Não há como negar que tanto tempo parado afeta o desempenho do lutador.

"O Franklin é um camarada duro, foi o último campeão (dos médios) antes do Anderson e é um rival à altura da ocasião. Vai ser muito legal ter toda a torcida para mim, faz mais dez anos que o pessoal está esperando. Agora, quero vencer para os meus fãs. Não vejo a hora!", disse Wanderlei ao parceiro Maurício Dehò.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA