Topo

Na Grade do MMA

Anderson tem truculenta blindagem de equipe para luta do século, mas abre brechas para TV em Las Vegas

Jorge Corrêa

06/07/2012 09h15


Direto de Las Vegas

Campeão do UFC desde 2006, Anderson Silva viu sua carreira dar uma guinada no ano passado após ser contratado pela 9ine, agência de marketing do ex-atacante Ronaldo. Desde então, virou um superstar do esporte brasileiro, protagonizando uma infinidade de campanhas publicitárias e frequentando os programas de TV de maior audiência do Brasil.

>> Confira a cobertura completa do UFC 148
>> Siga o blog no Twitter: 
@NaGradedoMMA
>> Leia todas as notícias de lutas no UOL Esporte

Mas o sucesso também significou um distanciamento de grande parte da imprensa, o que está sendo demonstrado durante essa semana em Las Vegas, antes de ele enfrentar Chael Sonnen no UFC 148, neste sábado, na revanche que está sendo considerado a luta do século no UFC.

Desde que desembarcou na cidade norte-americano, o campeão dos médios vem circulando com uma enorme equipe em sua volta, incluindo treinadores familiares, seguranças e "cupinxas" – pessoas do seu staff, mas que não tem qualquer tipo de função oficial no grupo.

Sempre que anda, para cima e para baixo, esse enorme séquito vai ao seu redor e quem tenta se aproximar é afastado, normalmente com certa truculência pelos seguranças, seja jornalista, seja fã tentando um simples autógrafo ou fotografia.

Não que esse tipo de reação parta do lutador. Ele vem cumprindo de forma polida e educada todos os compromissos oficiais com o UFC, mas também tem uma enorme blindagem de sua equipe, mesmo quando o próprio se mostre solícito a qualquer pedido extra-oficial.

Seu time não está errado em mantê-lo focado apenas no combate contra Chael Sonnen nesse sábado, é seu direito. Mas se por um lado há truculência, por outro, o próprio staff do Anderson abriu brechas para equipes de reportagem que seriam de maior interesse a eles.

A revista dominical da Globo, o Fantástico, está com uma equipe em Las Vegas para acompanhar de perto os passos do lutador desde a final do Corinthians na Copa Libertadores até após a luta. Os fãs de MMA poderão ver e saber neste domingo tudo que aconteceu nos bastidores desses dias, mas apenas pelas lentes do Fantástico.

O Brasil inteiro sabe da importância do programa para o país, isso ninguém questiona, mas o time de Anderson Silva está promovendo uma censura para grande parte da imprensa. Ninguém duvida de sua história e sua importância para o esporte, mas esse seu momento está sendo retratado de uma única maneira.

A história é feita por quem está no poder, mas quando não há o outro lado, essa história sempre poderá ser questionada. Nesse momento, essa reclamação pode até soar como mimimi de quem está fora desse ínfimo grupo que tem acesso ao lutador, mas outros campeões do UFC, como José Aldo e Junior Cigano, não usam desse tipo de expediência e se mantêm próximos de TODA a imprensa, de maneira indistinta.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA