Topo

Na Grade do MMA

Barão se torna 9º brasileiro campeão do UFC e dá marca inédita ao país, que iguala EUA com 4 cinturões

Jorge Corrêa

23/07/2012 06h01

Maior evento de MMA do mundo, o UFC tem cerca de 350 atletas sob contrato, sendo 188 dos Estados Unidos e 60 do Brasil. Mas mesmo com essa enorme diferença entre os dois, Renan Barão colocou o MMA brasileiro na mesma posição que o norte-americano, com seu cinturão interino dos galos. Agora, os dois países têm o mesmo número de campeões do Ultimate nesse momento.

>> Siga o blog no Twitter: @NaGradedoMMA
>> Leia todas as notícias de lutas no UOL Esporte

Do lado do Brasil temos, do mais leve para o mais pesado, Renan Barão (interino dos galos), José Aldo (penas), Anderson Silva (médios) e Junior Cigano (pesados). Já os Estados Unidos têm Dominick Cruz (galos), Benson Henderson (leves), Carlos Condit (interino dos meio-médios) e Jon Jones (meio-pesados). Essa balança ficará mais pesada para eles em setembro, quando os americanos Joseph Benavidez e Demetrious Johnson disputarão o inédito cinturão dos moscas.

Mas essa não foi a única marca importante que o potiguar Renan Barão alcançou ao vencer Urijah Faber no último sábado na luta principal do UFC 149. Pela primeira vez o Brasil tem de forma simultânea quatro campeões no Ultimate.

Fazendo história – O lutador da academia Nova União também entrou para o seletíssimo grupo de atletas brasileiros que já foram campeões do evento.

Em um termo muito bem cunhado pelo parceiro Ricardo Zanei, ele agora faz parte do "Clube dos 9" ao lado dos outros oito brasileiros que são ou já foram donos de cinturões do UFC – mais para baixo faço um adendo sobre a época dos GP, não precisam se irritar.

Além dos atuais já citados acima, temos como membros do "Clube dos 9" o pesado Rodrigo Minotauro (campeão interino), os meio-pesados Vitor Belfort (atualmente médio), Lyoto Machida e Maurício Shogun, além do médio Murilo Bustamente, o primeiro a ter um título do UFC nesse atual formato de divisão de categorias.

Além deles, Royce Gracie, Marco Ruas e novamente Vitor Belfort já tinham sido campeões do evento na época que ele era disputado como GPs, em sua origem, nos anos 1990.

MAIS SOBRE O CINTURÃO DE RENAN BARÃO
>> Emocionado, Barão exalta estratégia e técnicos e dedica cinturão do UFC ao avô
>> Com estratégia perfeita, Barão não dá show, mas garante 4º cinturão ao Brasil


*****

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA