Topo

Na Grade do MMA

Jones diz que subirá para os pesados do UFC ao final de 2013 - Essa mudança faz sentido?

Jorge Corrêa

31/10/2012 11h34

Com 1,93 m de altura e 2,15 m de envergadura, Jon Jones é um dos maiores lutadores entre os pesos meio-pesados do UFC. Com todo esse tamanho, ele domina sem problemas seus rivais à distância e dificilmente perderá seu cinturão da categoria. Mas tanto domínio pode estar com os dias contados: ele vai mudar de peso no evento.

>> Blog no Facebook: FB.com/NaGradedoMMA
>> Todas as notícias sobre lutas no UOL Esporte
>> Siga o blog no Twitter: @NaGradedoMMA

Durante um bate-papo com fãs que rolou na última madrugada, Jon Jones – que estava ao lado de Dana White – afirmou que vai mesmo para os pesos pesados. Mais que isso, ele finalmente deu uma data para isso acontecer.

Primeiro o presidente do UFC tentou despistar sobre o assunto. "Não acho que Jon Jones tenha qualquer interesse em ir para os pesos pesados nesse momento." Mas em seguida, o próprio campeão dos meio-pesados contou quando pretende fazer essa mudança.

"Eu definitivamente vou subir para os pesos pesados, provavelmente ao final de 2013. Eu tenho um nutricionista (para isso), então meus cortes de peso estão sendo mais fáceis. Eu estou mais magro ultimamente", explicou o lutador norte-americano.

Essa mudança de categoria já é discutida e até pedida pelos fãs desde que Jon Jones começou a dominar os meio-pesados. Ele ainda não deu chance para seus rivais desde que conquistou o cinturão, principalmente nas cotoveladas. É nítido que ele poderia ir para os pesados, para ter rivais mais compatíveis com o seu tamanho. Por lá, ele terá mais desafios.

Para ele, até seria mais fácil seguir na categoria até 93 kg. Provavelmente ficaria com o cinturão o tempo que lutasse, mas isso tiraria o interesse em suas lutas. Com apenas 25 anos, ele é considerado um dos maiores da atualidade, mas não dá o mesmo tipo de show de Anderson Silva, por exemplo. Jon Jones precisaria, de alguma maneira, seguir no holofote.

Essa mudança faz todo sentido e não só atleticamente, pela questão de seu tamanho e da compatibilidade dos rivais. Como ele começou a lutar muito cedo e foi campeão muito novo, isso fará com que sua carreira seja mais longa e ele pode fazer história dentro do evento.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA