Topo

Na Grade do MMA

Após dramas, brasileiro atinge limite dos moscas pelado e festeja como se fosse vitória

UOL Esporte

09/11/2012 10h22


Por Maurício Dehò

Em uma pesagem morna para a primeira edição do UFC na China, um dos três brasileiros acabou chamando a atenção nesta sexta-feira, em Macau. Foi o peso mosca John Lineker. O evento teve poucos destaques, com um clima cordial e a maioria dos lutadores batendo o peso com tranquilidade. Mas a comemoração do paranaense ao vencer a "batalha" contra a balança foi algo bonito de se ver.

>> Blog no Facebook: FB.com/NaGradedoMMA
>> Todas as notícias sobre lutas no UOL Esporte
>> Siga o blog no Twitter: @NaGradedoMMA

O histórico deste "duelo" é mais antigo. Lineker, de apenas 22 anos, estreou no UFC em maio. Mas sua primeira luta na organização teve uma série de apuros nos bastidores, como foi contado aqui e mais aqui. O peso mosca cheguo sozinho a Nova Jersey para encarar Louis Gaudinot, por problemas de visto de seu time. Sem falar inglês, foi acolhido pelo empresário de outros brasileiros, Alex Davis, mas o prejuízo foi grande. Ele falhou na pesagem e foi finalizado – ainda assim, mostrou seu potencial e conseguiu o bônus de luta da noite.

Com tudo isso em mente, Lineker precisava ao menos bater o peso para sua segunda luta, para mostrar que aquele caso ficou para trás e partir para sua primeira vitória no UFC. E conseguiu.

O paranaense entrou no evento com olhar compenetrado. Após tirar a camisa e o shorts, já avisou que precisaria da "cabaninha". Sem roupas, bateu 126 libras, com direito a uma libra a mais que é considerada aceitável para os pesos moscas (até 56,7 kg). Lineker gritou e comemorou como se tivesse feito um gol – ou, melhor, como se já tivesse vencido o rival deste sábado, o japonês Yasuhiro Urushitani.

>> Pesagem do 1º UFC na China tem luta cancelada e Cung Le de "tigrão"

Mas, é claro, isso fica para a segunda e definitiva batalha de Lineker, que chegou ao com uma série de 13 vitórias e, mesmo com o revés para Gaudinot, prova que tem sede para mostrar seu valor na China.

O combate principal do UFC China terá o vietnamita Cung Le contra o norte-americano Rich Franklin, um duelo de pesos médios entre um ex-campeão do Strikeforce e um ex-campeão do UFC, respectivamente. Na pesagem, eles trocaram sorrisos e abraços. Pelo Brasil, além de Lineker, teremos Thiago Silva x Stanislav Nedkod e o Caveira Paulo Thiago x Dong Hyun Kim.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA