Topo

Na Grade do MMA

Superluta Anderson x GSP não valerá cinturão e Spider tem a mesma altura que Condit; entenda

Jorge Corrêa

20/11/2012 13h56

Depois da vitória de Georges St-Pierre sobre Carlos Condit, que veio seguida da iminente superluta do canadense contra Anderson Silva, surgiram nos comentários aqui do blog e na página no Facebook algumas questões que se repetiam, então vou tentar dirimir algumas delas. A ideia é tirar uma grande dúvida e acabar com uma grande falácia.

>> Blog no Facebook: FB.com/NaGradedoMMA
>> Todas as notícias sobre lutas no UOL Esporte
>> Siga o blog no Twitter: @NaGradedoMMA

Superluta não valerá cinturão

Para quem acompanha MMA há mais tempo, isso pode ser meio óbvio, mas não é tanto assim. Sim, a maior luta da história do UFC não valerá um título, será um enorme amistoso de luxo. Isso não é tão lógico porque simplesmente nunca aconteceu algo parecido no Ultimate. Todas as grandes luta do evento, até hoje, valeram cinturão.

O principal motivo para isso é que a luta deve acontecer em um peso combinado, entre os médios, de Anderson Silva (84Kg), e os meio-médios, de GSP (77Kg). A ideia é que, para a luta ser justa, os dois saiam de suas zonaa de conforto, nenhum lutaria "em casa", no peso em que está acostumado. Assim, não teria como o confronto valer o cinturão de qualquer um dos dois pesos.

St-Pierre disse que Anderson poderia chegar até os seus 77 kg e que assim a luta seria justa, mas mesmo que o combate seja entre os meio-médios, não devemos ter o título em jogo, como o próprio Dana White já se adiantou em explicar. "Provavelmente não valerá cinturão. Essa é uma luta que falará sobre legado peso-por-peso", completou o presidente.

Anderson não é tão maior que GSP

O principal discurso dos detratores de Anderson Silva é que ele está sendo covarde em querer a luta com St-Pierre por ser muito maior que ele. "O Jon Jones ele não quer, né?", dizem muitos. Mas essa suposta covardia não é tão grande assim, como o próprio canadense mostrou em sua última vitória no sábado passado.

De acordo com os perfis oficiais dos lutadores na página do UFC e em suas páginas pessoais, Anderson Silva tem exatamente a mesma altura de Carlos Condit, que acabou de ser derrotado por GSP, 1,87 m. O brasileiro também tem uma envergadura apenas 4 cm maior que a do americano. Ou seja, tamanho do rival não seria um problema tão grande para GSP.

Além de mostrar que pode enfrentar adversários mais altos (Georges nem é tão baixo, tem 1,80 m), essa semelhança de tamanho entre Anderson e Condit referenda o argumento de St-Pierre de que Anderson pode fazer os 77 kg dos meio-médios, além de já ter lembrado que o Spider foi campeão do Shooto no Japão, em 2001, pesando 76,2Kg.

*****

Apenas para contextualizar em pé está esse combate, Anderson Silva, George St-Pierre e Dana White já falaram que querem que ele aconteça, mas ainda não há nada assinado ou oficializado. O canadense pediu algum tempo de folga para pensar no assunto e conversar com sua equipe e o presidente afirmou que usará algumas semanas de negociação para fechar o combate, que está previsto para acontecer em maio de 2013.

>> Dallas, Toronto e Brasil disputam a superluta entre Anderson Silva x St-Pierre
>> Anderson esquece blefe e superluta com GSP deve sair mesmo em maio de 2013
>> St-Pierre empolga, unifica cinturão e engatilha superluta contra Anderson Silva

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA