Topo

Na Grade do MMA

Lesão de Hendo pode colocar sueco algoz de Shogun como próximo rival de Lyoto no UFC

Jorge Corrêa

09/12/2012 06h01

>> Shogun perde para sueco e desperdiça chance de disputar cinturão

Acabado um evento do UFC, o ato final é a coletiva com as principais estrelas da noite e Dana White, mas não foi bem isso que aconteceu no último sábado, no UFC on Fox 5. O presidente não apareceu, mas deu suas tradicionais notícias bombásticas para a TV nos EUA. A principal delas envolve um brasileiro e a disputa de cinturão dos meio-pesados.

>> Blog no Facebook: FB.com/NaGradedoMMA
>> Todas as notícias sobre lutas no UOL Esporte
>> Siga o blog no Twitter: @NaGradedoMMA

Dana tinha adiantado que quem vencesse a luta entre Alexander Gustafsson e Maurício Shogun, no último sábado, ficaria com a vaga na disputa pelo título da categoria, atualmente com Jon Jones. O sueco levou, mas pode não ficar com o title shot. Pelo menos não de forma imediata. Gustafsson pode fazer mais uma luta antes e contra outro brasileiro.

Estava previamente agendado o combate entre Dan Henderson e Lyoto Machida, para fevereiro do próximo ano, mas Dana White revelou que o veterano ainda não está 100% recuperado de sua lesão no joelho. Assim, ele precisaria de outro rival para o brasileiro.

Mas onde o sueco entra nessa? Ele já não tem garantida a disputa de cinturão? Sim, tem. Mas Dana White deu a entender que pode mudar um pouco essa trajetória. Em entrevista para a Fuel TV, o presidente disse que "se fosse Alexander, pensaria em lutar mais uma vez antes de disputar o cinturão". O motivo? Terá de esperar muito tempo por essa luta, já que Jon Jones e Chal Sonnen disputarão o título apenas em 27 de abril.

Dana White então deu a entender que vai ver como está a condição física de Dan Henderson. Se ele não puder lutar em breve, vai oferecer a Alexander Gustafsson que enfrente Lyoto Machida no primeiro semestre. Assim, o vencedor finalmente teria o title shot. Soa muito justa essa ideia, dentro de tudo que está acontecendo entre os meio-pesados.

Apesar de pedir e ter certeza de que merece essa disputa de cinturão, o sueco se mostrou aberto a essa possibilidade, pois não quer ficar tanto tempo longe do octógono. "Eu quero lutar, não quero ficar muito tempo parado. Gostaria de lutar antes do meio do próximo ano, preciso ficar ativo. Não importa contra quem, quero apenas lutar."

Pitaco do blogueiro: Essa luta entre Gustafsson e Lyoto faz todo sentido, são os dois que estão melhor na categoria e que mais merecem lutar pelo cinturão. Mais que isso, o brasileiro seria um desafio real para o sueco. Em sua primeira luta contra um top 5 da categoria, encontrou um Shogun cansado e que foi presa fácil para sua tática e seu tamanho.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA