Topo

Na Grade do MMA

Surpreso, técnico fala em contaminação e prepara defesa de Toquinho por doping no UFC

Jorge Corrêa

12/01/2013 06h01

Tido como um dos maiores boa-praça do MMA, Toquinho surpreendeu a quem acompanha o esporte pelo fato de ter sido flagrado no antidoping em sua última luta, quando perdeu para o cubano Hector Lombard na Austrália, no UFC on FX 6. Com isso, o lutador mineiro acabou pegando uma suspensão de nove meses no UFC.

>> Facebook: FB.com/NaGradedoMMA
>> Notícias sobre lutas no UOL Esporte
>> Blog no Twitter: @NaGradedoMMA

Mas sua equipe também recebeu por muita surpresa o exame positivo do peso médio para um alto nível do hormônio testosterona, acima do limite permitido. O blog conversou com Murilo Bustamante – ex-campeão do UFC, mentor e treinador de Toquinho – e ele não escondeu a irritação com o ocorrido. Para ele, é inadmissível esse resultado.

"Está todo mundo muito chocado e muito surpreso com esse doping e já estamos estudando o que fazer. O que posso afirma, com certeza, é que ele não tomou nada. Ele já fez vários testes, sempre faz, e não seria agora que ele iria tomar. Ele já fez até teste surpresa em Las Vegas, imagina se agora, que ele já sabia que seria testado, que ele iria tomar qualquer bobagem. Ele já tem uma força natural, isso não faz sentido."

Para Bustamente, a única explicação para o antidoping é uma possível contaminação dos suplementos alimentares que Toquinho tomou durante sua preparação para a luta.

"Essa é nossa principal e única suspeita. Estamos estudando isso cautelosamente. Ele está surpreso e muito chateado. Mas vamos fazer uma defesa bem embasada, já estamos procurando os casos possíveis e similares e investigando de onde pode ter vindo uma contaminação, porque, da nossa parte, ele não tomou nada."

Depois que falei com Bustamente, a assessoria de imprensa de Toquinho mandou uma declaração do lutador sobre o assunto. Veja o que ele disse.

"Sempre fui extremamente regrado com minha alimentação e preocupado em nunca usar nada que fizesse mal ao meu corpo e ao meu desempenho dentro do octógono. E não foi diferente dessa vez. Jamais tive a intensão de trapacear. Tenho quase 30 lutas na carreira, sendo grande parte pelo UFC. Já fui submetido a diversos exames de surpresa e nunca houve nada de errado. Além disso, eu sabia que passaria por testes após a luta na Austrália porque isso é padrão do UFC. Tenho a consciência limpa, mas aceito a punição. As regras existem para todos e têm que ser cumpridas."

"Já consultei meu médico e passei para ele tudo o que utilizei de suplemento alimentar na minha preparação para a luta e os resultados dos exames. Quero saber exatamente o que aconteceu para essa taxa de testosterona ter dado fora do normal no meu organismo."

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA