Topo

Na Grade do MMA

Memórias do 1º UFC SP: Rizzo usou Super Bonder em pontos e sofreu com invasão proibida

Jorge Corrêa

18/01/2013 10h00

Pedro Rizzo, Bruce Buffer e Tank Abbott

Apesar dos ares de novidade, o evento deste sábado não será o primeiro do UFC em São Paulo. Ainda sob o comandado dos antigos donos – antes de Dana White e companhia – um show foi realizado em 1998, no ginásio da Portuguesa, e contou como importantes nomes, como Vitor Belfort, que também estará nesse card.

>> Facebook: FB.com/NaGradedoMMA
>> Notícias sobre lutas no UOL Esporte
>> Blog no Twitter: @NaGradedoMMA

Quem também brilhou nesse evento de 1998 foi Pedro Rizzo. Com grande passagem pelo Ultimate, com duas disputas de cinturão no evento, o peso pesado estreou naquele UFC SP e de cara enfrentando Tank Abott, que na época já era famoso e um veterano do octógono. O blog então pediu um relato para Rizzo sobre aquele evento. Tem histórias bem curiosas.

"Foi o primeiro UFC no Brasil, o ginásio da Portuguesa estava lotado, mais ou menos 8 mil pessoas, com a torcida toda de brasileiros. Não existia mais aquela rivalidade entre jiu-jítsu e luta livre (que era comum na época). Eram todos torcendo pelos Brasileiros.

Lembro da motivação de todos os lutadores e treinadores brasileiros por fazerem parte do primeiro evento deste porte no pais. Era um grande sonho, virando realidade.

Três dias antes da luta, tive um corte embaixo do olho, ainda estava com pontos. Esso me deixou muito nervoso. Sabendo do chance de um sangramento no local e não querendo correr o risco de ter minha luta encerrada, utilizei de Super Bonder em cima dos pontos.

Estava muito bem treinado, motivado por ter um adversário deste nível, e tinha consciência que a vitória abriria muitas portas para minha carreira.

Há um fato inusitado nesta comemoração. Um dia antes na pesagem, falaram que não poderiam invadir o ring. Se isso acontecesse, para cada pessoa lá dentro seria descontado um valor X da bolsa. E com a vitória foi inevitável. Amigos, treinadores, todo mundo entrou. Eu pensei, ferrou vou ter que pagar por esta vitória! (Risos) Mas no final, recebi tudo.

Para quem vai estrear nesse UFC São Paulo, meu conselho é Que encare como mais uma luta, independente do local evitando assim um peso a mais por estar dentro de casa. Foi o que tentei fazer quando lutei no primeiro UFC Brasil."

 

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA