Topo

Na Grade do MMA

Rival de Aldo tenta esconder abatimento e nega batalha contra balança em estreia nos penas

Jorge Corrêa

31/01/2013 13h00

Direto de Las Vegas (EUA)

Depois de fazer toda sua carreira entre os pesos leves (até 70 kg), onde foi campeão do UFC por mais de dois anos, Frankie Edgar resolveu descer para os pesos pena (até 66 kg) e sua estreia na categoria debaixo já será disputando o cinturão contra o brasileiro José Aldo, neste sábado. Mas essa mudança não está sendo tão fácil para ele. Pelo menos foi o que o blog presenciou.

>> Facebook: FB.com/NaGradedoMMA
>> Notícias sobre lutas no UOL Esporte
>> Blog no Twitter: @NaGradedoMMA

Dois dias antes da pesagem para o UFC 156, tive um rápido papo com o norte-americano. Ele estava saindo de um treino no Mandalay Bay, hotel-cassino onde vai acontecer o evento, e se encaminhando para seu quarto. Simpático, não se recusou a falar com o blog, mas também não conseguiu esconder o abatimento pela perda de peso.

"Está tudo bem", disse assim que foi perguntado sobre como estava nesse caminho para chegar aos 66 kg da categoria. Não, não estava tudo bem. Por mais que ele tenha falado isso, ele estava bem pálido e com o rosto tenso. Dava para se notar, com clareza, o sofrimento. Outras pessoas que estavam comigo nesse momento também perceberam isso.

Não estou fazendo um juízo de valor ou o acusando de mentiroso. Ele não tinha porque entregar, ali naquele momento, uma fragilidade antes de uma luta tão importante. Mas José Aldo já tinha avisado: antes, Edgar teria de enfrentar a balança, algo que ele ainda não fez em sua carreira.

Essa rápida conversa continuou, sem ele parar em nenhum momento, sempre olhando para frente. Em uma das únicas vezes que virou para o lado, bateu de frente com um senhor que passava. "Estou bem, estou tranquilo, o peso ou a perda dele não será um fator decisivo nessa luta. A parte mais difícil desse caminho é o trabalho diário e ele já foi feito, o treinamento está pronto."

"Só tenho de continuar com a dieta até a hora da pesagem e colocar a comida para dentro depois da balança. Tenho de garantir que vou acordar bem no sábado, com o pé certo, e aparecer para o show a noite. Está tudo no caminho certo", completou o norte-americano.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA